27 ABR 2023
Semed realiza reunião com Polícia Militar e Promotoria da Infância e Juventude
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, na manhã de hoje (27/4), promoveu um encontro com representantes da Polícia Militar (PM) e da Promotoria da Infância e Juventude, para dar prosseguimento ao plano de segurança nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

A reunião visou orientar os gestores das unidades escolares da rede municipal de ensino sobre procedimentos e conduções necessárias no contexto escolar. No decorrer da reunião a PM, também, apresentou aos diretores possíveis sinais de comportamentos suspeitos de alunos, para a realização de ações preventivas de acolhimento e intervenção psicossocial.

O Tenente Renan, do 23° Batalhão da Polícia Militar de MG, conduziu a formação e destacou evidências que contribuem com a motivação de atentados em massa e o cuidado que se deve ter com o cyberbullying e as fakenews. O Tenente orientou também sobre as informações necessárias em caso de acionamento da PM e os procedimentos em situações de emergência no espaço escolar.

Após as orientações da polícia foi realizada uma roda de conversa com o promotor de Justiça da Infância e Adolescência, Casé Fortes, que esclareceu alguns conceitos legais e os procedimentos que os diretores devem adotar em caso de suspeita ou confirmação de violação de direitos da criança e do adolescente.

A coordenadora do Projeto Olhares, Érika Leão, pontuou a contribuição do serviço junto às escolas e Cmeis no sentido de apoiá-las na condução dos casos em que sinais são percebidos pelos professores e os diretores puderam expor suas dúvidas sobre situações reais vivenciadas no contexto escolar para atuar com segurança em casos de violação de direitos dos estudantes.

O Major Souza ressaltou que a PM está à disposição de todas as escolas para contribuir com um ambiente educacional seguro. “A Polícia Militar com toda a sua equipe destinada às atividades escolares está à disposição de todo o sistema de ensino, seja ele municipal, estadual ou particular, para promover um ambiente seguro nas escolas”, comentou.

Andreia Dimas, secretária da Educação, explicou sobre a importância da prevenção na luta contra os atentados em massa.  “Prevenção sempre será a prioridade da educação. Hoje o dia foi de formação em segurança preventiva, sempre em prol de melhorias na educação na educação municipal. A Educação Avançou!”, afirmou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024