A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anuncia que ontem (15/2), das 7h às 19h, aconteceu vacinação contra meningite C em profissionais que atuam na educação da rede pública municipal. A atividade foi realizada pela Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e foi realizada no auditório da Semed.
O objetivo da ação foi contribuir com o processo de imunização dos profissionais da educação e evitar que os números de casos de meningite no estado de Minas Gerais e em outros estados do Brasil cresçam. Durante a atividade, também, foi revisado o esquema vacinal da covid-19 dos servidores e, se necessário, foram aplicadas as doses que faltavam.
Ana Paula Faria, servidora da Semed, destacou que as rotinas de trabalho dificultam a busca dos servidores de se imunizarem e por isso a parceria entre as secretarias é de suma importância. “Entendo que o cuidado à saúde é responsabilidade de cada um e neste sentido as pessoas deveriam buscar mais os centros de imunização públicos. Mas também é compreensível que a rotina de trabalho interfira nas dificuldades para que o servidor protele esse cuidado. Parcerias como está entre a Semed e a Semusa são com certeza ações assertivas de cuidado com o servidor da educação”, comentou.
De acordo com o coordenador da Central de Imunização, Tércio de Faria Leão, nesta ação foram aplicadas 242 doses de vacinas ao todo, sendo 47 de covid-19 e 195 meningite C. “A ação na Semed foi muito produtiva, uma vez que os professores e profissionais de apoio são públicos alvos da campanha da vacinação contra a Meningite C e, com o retorno às aulas o momento ficou essencialmente propício, uma vez que o convívio socioeducacional se estreita e os riscos de contaminação tornam se potencialmente mais altos. A ação também oportunizou a atualização das doses de covid-19, uma vez que o período das festas de carnaval potencializa os riscos de transmissão, e sendo assim esse público aumenta seus níveis de proteção contra a doença”, destacou.