A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nesta semana, atividades que promovem o bem-estar de mulheres, pacientes das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Tietê e Candelária.
Na segunda (13/2) as unidades de saúde do Tietê iniciaram o grupo de atividades manuais “Alegria-Alegria: A arte de viver bem com a vida”. O intuito do projeto é proporcionar um espaço para realização de oficinas de artesanato e trabalhos manuais, visando o bem-estar, a saúde mental e a socialização de mulheres/donas de casas para que possam complementar suas rendas por meio do artesanato.
Futuramente, as equipes pretendem fazer um encontro com a comunidade para exposição e venda das peças produzidas pelas participantes do grupo. As oficinas contam com colaboradores e acontecerão todas as segundas-feiras, na sala de reuniões da unidade de saúde, das 14h às 16h. A unidade também está aceitando doações de materiais de artesanato como retalhos de tecidos, linhas e agulhas de crochê, tintas para tecidos, entre outros. Quem se interessar e puder doar tais materiais, pode levá-los na recepção da ESF Tietê.
Ontem (15/2) a ESF Candelária realizou um encontro pela manhã com as pacientes da unidade, comemorando o Carnaval. O grupo “Meninas de Ontem” foi criado como forma de auxiliar as mulheres a adquirirem hábitos saudáveis e viverem melhor, trocando experiências com as profissionais e outras participantes.
As atividades são ministradas pelas psicólogas, Márcia Pinheiro e Gisele Salem, juntamente com a agente comunitária de saúde, Marcilene Bispo.