A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na sexta-feira (20/1) uma ação voltada aos cuidados com a dengue, promovida pela unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Santa Rosa.
Foi realizada uma roda de conversa, em parceria com os agentes comunitários de endemias, com palestras e orientações a respeito da dengue, envolvendo as formas de prevenção, sinais e sintomas.
A ação foi direcionada pela enfermeira da unidade, Belhiane Camargos, que comentou sobre a prevenção da dengue. “Os casos da doença na nossa região estão aumentando, então é muito importante que a população se previna e saiba se cuidar”, afirmou.
A Semusa lembra que a dengue é causada pelo mosquito Aedes aegypti, o qual se reproduz em locais com acúmulo de água. Neste período de chuvas é muito importante que toda a população se mobilize para tomar os devidos cuidados e evitar a proliferação do mosquito.
As ações de prevenção mais eficazes são eliminar locais que contenham água parada, como pneus, pratinhos de vasos de plantas, garrafas e caixa d’água, dentre outros. Além do uso de repelentes e mosquiteiros, para evitar a picada do agente transmissor.
Alguns sintomas da dengue são: febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo e dor de cabeça. Caso apareça algum sintoma, procure uma unidade de saúde e realize o exame para diagnóstico.
Fique de olho nos sinais de alerta: dores fortes e contínuas na barriga, vômitos intensos, dificuldade para respirar, sensação de tontura e desmaio, sangramentos, agitação e muita sonolência.