Os mutirões de limpeza para evitar a proliferação dos focos do Aedes Aegypti não param. A Prefeitura Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), dá continuidade às atividades. Neste sábado (14/03), a equipe de Vigilância em Saúde visitará os bairros Jardim Candelária, Jardim das Oliveiras, Fonte Boa, Dom Cristiano, Santa Martha e Prolongamento Bom Pastor.
No último mutirão foram recolhidas 4 toneladas de materiais recicláveis e não recicláveis, mas que apresentavam risco para a sociedade devido ao acúmulo de água.
O Coordenador de Vigilância Ambiental, Erson Ribeiro, acompanhou o trabalho da equipe e destacou o sucesso das ações. “Contamos, atualmente, com seis caminhonetes para fazer o recolhimento dos objetos. Além disso, temos uma parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis (Ascadi), responsável pela reutilização. Somamos esforços para que a operação fosse efetiva”, ressaltou.
Cidadão consciente
A contribuição dos moradores é muito importante e para isso, a secretaria alerta os cidadãos para que permitam a entrada dos agentes nas residências.
Objetos como garrafas, isopor, brinquedos, pneus, latas, plásticos e todos os materiais que possam servir como depósito para os focos do mosquito devem ser separados para o devido descarte. A equipe especializada fará o recolhimento do entulho concentrado na porta das casas.
Para tornar mais efetivo o trabalho que a Prefeitura vem realizando, a população deve eliminar água parada, tampar tambores, poços, cisternas, caixas de água e colocar areia fina até a borda dos pratos de plantas.