17 OUT 2017
Autoridades buscam solução para saúde

Foi realizada na manhã desta terça-feira (17/10) uma reunião para tratar de ações que visem à melhoria da saúde pública em Divinópolis, principalmente em relação à situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto. A reunião aconteceu na sede do Conselho Municipal de Saúde e contou com a presença de representantes de setores decisórios em relação à saúde pública da cidade.

O diretor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Amarildo de Souza, lembrou o tripé necessário para que a UPA tenha eficiência em atendimento: vagas de leitos e cirurgias (parque hospitalar), recursos financeiros e permanente melhoria na atenção primária.

“Atualmente a situação é grave, pois o número de vaga hospitalar é insuficiente para atender à população de Divinópolis e há falta de repasse dos recursos estaduais para a unidade. Em relação à melhoria na atenção primária, a Administração Municipal elaborou o Plano Municipal de Saúde 2018 - 2021 que privilegia esse setor, mas é um plano há médio e longo prazo. Temos que buscar soluções urgentes para a falta de leitos e a irregularidade do repasse dos recursos. A assistência é tripartite, não é uma questão apenas municipal, a decisão para a solução dos problemas deve ser realizada em conjunto com todos os entes envolvidos”, destacou.

O vice-prefeito, Rinaldo Valério, salientou a valorização dos técnicos da Semusa na designação dos cargos e na situação financeira do município. “Estou cobrando mais disponibilidade de todos os técnicos da Semusa, em todas as reuniões batemos na tecla de melhorar a atenção primária. Todos os cargos comissionados da Semusa são técnicos da secretaria, fizemos questão de manter à frente as pessoas que já trabalham e tem experiência no assunto há vários anos. Pegamos as farmácias municipais com 20% dos medicamentos e atualmente ela está com mais de 80%, só não está 90% ou 100% pois há demora na entrega por parte de alguns fornecedores e outros porque o Estado é o responsável pelo repasse e está em atraso. Melhoramos a frota de veículos, estamos em dia com pagamento dos servidores e, mesmo com a dificuldade financeira do município, todos os programa de saúde estão funcionando normalmente”, afirmou Rinaldo Valério.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves, destacou a importância dos encontros. “A presença de tantas autoridades, dentre elas o vice-prefeito Rinaldo Valério, sinaliza a preocupação da administração municipal em relação à saúde pública do município. Esse é o primeiro passo para a busca de uma solução para o bem de todos”, disse.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos Elias, avaliou como positiva a reunião. “Cada um falou sua visão do problema e deu ideias para partirmos para uma solução, isso é muito importante. Foi um debate muito rico e certamente em breve nos reuniremos novamente para continuar na busca das soluções e implantação das melhorias. Lamentamos apenas a ausência de representantes do Ministério Público, que certamente enriqueceriam muito esta reunião”, analisou.

Estiveram presentes representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) como Maurício Couto Silva, Cecília Godoi Campos, Julio Guimarães Batata, Geraldo Antônio da Silva; da Semusa esteve presente Eros Augusto Bueno Alvim, Cássia de Abreu Araújo, Eliane Ferreira Cortez; do Hospital São João de Deus Elis Regina Guimarães e Geraldo Lucas Lamounier; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Renato Ferreira, Lourdes Lopes vice-presidente do Conselho da Mulher, além de conselheiros municipais de saúde.