10 MAI 2017
Maio Amarelo alerta para alto índice de acidentes

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) realiza pela primeira vez em Divinópolis o projeto “Maio Amarelo”. A proposta quer chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O movimento mundial, coordenado pelo poder público junto com sociedade civil, tem em Divinópolis importantes parceiros como a Acasp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CDL, AB Nascentes, Uemg, ADC, Senac, VLi.

Nesta quinta-feira (11/05) serão realizadas duas palestras no auditório da Uemg, a partir das 9h. A primeira será com o professor Jadir Raimundo da Silva, com o tema “Segurança e inteligência emocional no trânsito”. Logo após, a outra palestra será com o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da Settrans, Cleiton José de Sousa, sobre “Mobilidade urbana”. Estas palestras terão como público alvo alunos do curso de Psicologia.

Dia 16 de maio às 7h a palestra será na VLi, com o tema “Seja você a mudança no trânsito”, ministrada por Priscilla Iundstedt Rocha, da AB Nascentes, direcionada aos funcionários da empresa.

Em 17 de maio a palestra será na CDL, às 7h30, com a educadora de Trânsito da Settrans Consuelo dos Santos Tolêdo, com o tema “Educação no trânsito no ensino fundamental da rede pública de Divinópolis” (projeto este apresentado no Congresso Nacional de Detrans em Salvador/BA). Logo após acontecerá outra palestra com o tema “Seja você a mudança no trânsito” ministrada por Priscilla Iundstedt Rocha, da AB Nascentes. As duas palestras são abertas ao público.

Dia 20 de maio, a partir das 10h, acontecerá uma blitz educativa no Parque de Exposições. A blitz será realizada pela Settrans, que fará abordagem e entrega de informativos e tem apoio da AB Nascentes, Uemg, VLi, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Acasp e Câmara Municipal.

Dia 25 de maio, às 9h30 e às 14h, acontecerá a palestra no Senac com o tema “Seja você a mudança no trânsito”, ministrada por Priscilla Iundstedt Rocha, da AB Nascentes, direcionada aos alunos da instituição. Encerrando a programação, no dia 28 de maio acontecerá um passeio ciclístico com concentração na Praça do Santuário a partir das 8h30.

“Maio Amarelo”

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, o “Maio Amarelo” estimula as pessoas a promoverem atividades voltadas à conscientização da importância da educação no trânsito, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento pessoal de cada um. Hoje o movimento acontece em 26 países e tem mais de 45 mil apoiadores.

A data especial leva à reflexão sobre atitudes erradas que a maioria das pessoas em algum momento realiza, como falar ao celular quando está dirigindo, avançar semáforo fechado, não usar cinto de segurança, atravessar fora da faixa para pedestre, beber e dirigir, dentre outras.

O símbolo é um laço amarelo que tem como intenção colocar a necessidade da sociedade em tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, por isso, o amarelo de ‘atenção’; consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamentos mais seguros e responsáveis, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024