24 MAR 2017
Interação entre secretarias: Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semd) realizou, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nesta quarta (22/03), o “1º Encontro a Intersetorialidade: Um Desafio do Programa Bolsa Família”. O evento foi realizado no auditório Semed e teve como o objetivo de estreitar as ações entre as três secretarias.

O Bolsa Família é um programa federal de transferência de renda com intuito de promover a emancipação das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, apresentando como condicionalidade a participação efetiva do beneficiário nos serviços públicos da Assistência Social, Saúde e Educação. “Com a aproximação entre os gestores do Bolsa Família será possível acompanhar as famílias atendidas pelo programa de forma mais alinhada”, declarou a secretária de Educação Vera Lúcia Soares Prado.

Para a secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Soares Prado, a interação entre as secretarias contribuirá para o atendimento das famílias. “A interação entre os órgãos que atuam no programa, viabilizará a troca de experiências, refletindo de maneira positiva no atendimento às famílias beneficiárias. Com a colaboração entre as secretarias, os resultados dos índices e indicadores municipais melhorarão possibilitando a captação de mais recursos federais para o município”, afirmou Prado.

O técnico do Bolsa Família da Semds, o assistente social Maicom Marques de Paula, ministrou palestra sobre o tema “A Interface do Programa Bolsa Família e a Importância de uma Gestão Descentralizada”, apontando aos participantes informações sobre o funcionamento do benefício e mostrando a relevância de uma interface mais próxima entre as áreas para o alcance de melhores resultados.

A mesa foi composta pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Juliano Soares Prado; pela secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Soares Prado; diretor regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Julio César dos Santos. O encontro também contou com a presença da Secretária de Educação do Município de Igaratinga (MG), Luciana Oliveira Santos e, de Jaqueline Henrique Almeida Moreira, professora do mesmo município.