22 ABR 2024
1º Marco Ecológico do Compir pelos Povos Indígenas movimentou Parque da Ilha
O evento reuniu dezenas de pessoas em prol da valorização dos povos indígenas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), divulga o “1º Marco Ecológico do Compir pelos Povos Indígenas”, realizado na sexta-feira (19/4), no Parque da Ilha pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

O evento teve início com a professora de Educação Física, Amanda Costa, da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), conduzindo os presentes para a prática de jogos de origem indígena. Após as atividades, o sacerdote candomblecista, Célio Lopes, realizou uma palestra sobre a importância das folhas e da natureza, como um todo, para os rituais de matriz africana.

Em seguida, a professora e doutora Fernanda Vieira, docente de letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), falou da importância da comemoração como valorização dos povos indígenas e como é fundamental que os povos urbanos celebrem e estejam juntos na luta pelos povos originários. A docente também contou sobre suas experiências de vida sendo mulher, professora universitária e indígena.

Para finalizar, todos os presentes foram convidados a acompanhar o plantio de mudas de Jacandá Mimoso, uma planta nativa, com floração colorida marcante. A plantação foi feita pelo biólogo que atua no Parque da Ilha, Claudemir Cunha, com apoio do presidente do Compir, Ronaldo Maurício do Carmo, e do vice-presidente João Batista Silva.

O “1º Marco Ecológico do Compir pelos Povos Indígenas” contou com a participação de, aproximadamente, 70 pessoas, entre eles alunos do Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), coordenadores e diretores e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Estiveram presentes também: o secretário de Meio Ambiente, Marco Túlio Santos; o diretor de Operações e Serviços Urbanos, Rodrigo Assis; e o coordenador da Casa dos Conselhos, Paulo Marius.

Para mais informações sobre o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), entre em contato através do email compirdivinopolis@gmail.com , dos telefones (37) 3229-6590 e (37)98834-1428 , ou pelo Instagram @oficialcompirdivinopolis .

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024