11 NOV 2016
“Vagão Literário” abre espaço para leitura na Praça Candidés

O “Vagão Literário” foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (11/11) na Praça Candidés em Divinópolis. O vagão será uma unidade de extensão da Biblioteca Municipal Ataliba Lago e faz parte do projeto de reocupação do espaço público que antes era ocupado por usuários de drogas.

Na opinião do prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, esta é uma etapa importante de um ciclo iniciado neste local. “Trata-se de um novo conceito de cidade, um espaço que revitalizamos, recuperamos e hoje é um território da paz, local de recuperação de nossos irmãos que foram para um lado indevido, mas que merecem o nosso empenho para dar a eles essa chance. Culminamos com a instalação desse vagão, que é peça fundamental nesse processo”, ressaltou.

Vladimir lembrou ainda que Divinópolis é uma cidade de leitores. “Divinópolis foi premiada pela Câmara Mineira do Livro. Implantamos o projeto Livro Leve e Solto, fazendo o com os livros circulem pela cidade, entre tantas outras ações. É importante destacar outra conquista: conquistamos neste mandato o título de cidade livre do analfabetismo, reconhecimento dado pelo Ministério da Educação”, destacou.

O projeto literário é realizado através da parceria entre a VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Divinópolis, Prefeitura de Divinópolis e a Organização Não Governamental Grupo de Educação, Ética e Cidadania (GEEC), que desenvolve programas sociais na região.

O Vagão Literário não será apenas ao empréstimo de livros, mas também um lugar para a leitura com bancos e mesas, que funcionará de segunda a sexta das 8h às 18h. No espaço também deverão ser desenvolvidos outros projetos como contação de histórias, oficinas de grafite e o programa “Livro, Leve e Solto”, de compartilhamento de livros.

O vagão, de 2,57m de largura, 3,27m de altura e 12,02m de comprimento, que antes era usado para transporte de açúcar, foi totalmente reformulado pela Prefeitura para se tornar o “Vagão Literário”. Recebeu nova pintura, iluminação e saídas de ar, bancadas para leitura, entre outras adaptações.

Na solenidade foi realizada A contação de histórias para alunos Escola Municipal Darci Ribeiro e o lançamento do livro ‘A Bruxinha colorida e os 7 Gigantes’, de autoria de Elizabeth Tavares.

Compuseram a mesa de autoridades o coronel Laércio dos Reis ex-comandante da PM em Divinópolis e idealizador da Operação Fênix de combate às drogas e revitalização do entorno e da Praça Candidés; gerente de manutenção de vagões da VLI em Divinópolis, Leonardo Lopes, responsável pela reforma do vagão; Jomar Gontijo presidente do GEEC entidade parceira na administração do vagão, José Levi da Silva presidente da Acasp e representantes das forças de segurança.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024