Um dos projetos bem sucedidos da Prefeitura de Divinópolis responsável por urbanizar dezenas de bairros do município completou uma marca expressiva. A parceria entre a administração e a comunidade possibilitou a pavimentação de 50 quilômetros de calçamento poliédrico nos últimos oito anos.
Somente neste ano foram utilizados 29 mil toneladas de pedras para pavimentar 220 quarteirões. A quantidade de material utilizado para realizar o calçamento é 80% superior ao do ano passado. Em 2015, a Prefeitura de Divinópolis encerrou concretizando o calçamento de 93 quarteirões em vários pontos da cidade. Ao todo foram 100 mil metros de calçamento e utilizadas 16 mil toneladas de pedras.
Neste ano, por exemplo, dezenas de frentes de calçamento foram concluídas. Foram realizados calçamentos na rua Atenas no bairro Padre Eustáquio e na rua Antonina Maria Pereira no Davanuze.
A frente de trabalho também instalou as pedras de calçamento na rua Sabará, no bairro Interlagos, e também na rua Perobas, no Jardinópolis. No bairro Nova Holanda as ruas Santarém e Três Pontas receberam os serviços de calçamento. A comunidade de Buritis e a Travessa na Rodovia dos Batistas também receberam o calçamento poliédrico.
A obra de calçamento em parte das ruas Candeias e Viriato Corrêa beneficiou a região conhecida como Nascente Bela Vista. O ferroviário aposentado, Jaci Corrêa, que reside na rua Candeias, destacou a valorização do bairro. "É um sonho de muitos anos, já tivemos muitas promessas, que não foram realizadas. Houve agora a promessa da Prefeitura e graças a Deus saiu. Para a gente que mora aqui, o que valia muito, agora vale muito mais, ficou muito bom e valorizado, considerou.
O morador do bairro Icaraí II, Jair Fernandes, ressaltou a qualidade de vida com a pavimentação. “O calçamento faz falta e hoje estamos satisfeitos depois de uma espera de 21 anos. Agora, não tem barro e nem poeira na minha rua. Estamos melhorando nossa qualidade de vida, afirmou Jair Fernandes.
O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, acredita que parceira é produtiva neste cenário de falta de recursos. “Neste momento de dificuldade que o país atravessa, a comunidade soma com a prefeitura para realizar essas várias frentes de calçamentos pela cidade. A comunidade contribui para melhorar o seu bairro e a sua vida. E neste projeto de parceira que vamos continuar realizando outras frentes de calçamento por dezenas de bairros de Divinópolis, destacou Vladimir.
Parceria
Para concretizar a parceria, o município fornece todo o maquinário e as pedras de calçamento. Já os moradores são responsáveis pelo pagamento da mão de obra e do meio-fio. Para saber mais sobre o projeto, os moradores precisam procurar a Diretoria de Relações Institucionais e Comunitárias da Prefeitura ou o Setor de Calçamento da Secretaria de Operações Urbanas.