24 FEV 2015
Modelo pedagógico de professora da rede municipal é exemplo para 100 municípios
A professora da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Teixeira, no bairro Dona Rosa, Terezinha Maria Pereira de Castro, foi selecionada para contar sua experincia de novas prticas pedaggicas em linguagem e alfabetizao em Belo Horizonte. A educadora teve seu trabalho escolhido e representar Divinpolis no Seminrio de Avaliao do Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa (PNAIC) de 25 a 27 de fevereiro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A experincia em sala de aula servir como inspirao para o desenvolvimento de prticas de alfabetizao para mais de 100 municpios mineiros. Professora do 3 ano do ciclo inicial, Terezinha Maria Pereira utilizava mtodos enfocando as quatro operaes bsicas e seus usos na matemtica. A matemtica representava para mim um mistrio, um universo complicado e atrevido: onde j se viu transformar letras em nmeros? O ensino da matemtica se restringia aos exerccios repetitivos e mecanizados, lembrou a professora. No entanto, com a formao no PNAIC, uma nova prtica pedaggica foi adotada nas salas e um trabalho com 24 alunos durante dois meses foi realizado. Percebi a necessidade de reinventar a minha prtica, buscando novos jeitos de ensinar e aprender. Utilizar apenas recursos como quadro negro, giz, exposies orais ou exerccios repetitivos, sem nenhuma relao com as experincias vividas pelos alunos, estava me incomodando. Fiquei convicta de que a tecnologia precisa ser uma aliada do professor e sua concretizao na sala de aula pode potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, defendeu Terezinha Maria Pereira. A educadora da rede municipal organizou uma sequncia didtica para aprofundar contedos da lngua portuguesa - estudo dos gneros textuais e produo de textos - e de matemtica - medidas, tabelas e grfico de barra. Selecionei, da caixa de Obras Complementares do Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD), o livro S um minutinho de Yuyi Morales, com traduo de Ana Maria Machado. Nesta obra, de maneira engraada e inteligente, o autor trata do tema morte, disse. A professora conta que foi possvel retomar alguns gneros textuais presentes no livro. Na matemtica, planejou e aprofundou os conhecimentos referentes a grandezas e medidas e tratamento da informao, com nfase na discusso, organizao e produo de tabelas e grficos. Grupos A professora desenvolveu a autonomia dos alunos, oportunizando a exposio de argumentos e respeitando suas capacidades e habilidades. Busquei coloc-los em situaes de conflito, encorajando-os a estabelecer relaes entre fatos e objetos. Para tanto, experimentei uma nova proposta de organizao da sala de aula, trabalhando com os alunos em cinco grupos diferenciados em cada momento da sequncia. Contava sempre com um aluno lder motivador em cada grupo que conduzia as atividades, coordenava e direcionava as tarefas incentivando a participao de todos. Procurei respeitar as sugestes dos alunos para realizar novos agrupamentos, destacou. A professora utilizou novas tecnologias no ensino apresentando trs recursos diferentes de leitura: o livro impresso, slides em data show e em vdeo, com fundo musical. Durante cinco momentos, a professora empregou formas diferentes de aprendizado utilizando slides, data show, livro e outras ferramentas. No final do novo mtodo adotado, Maria de Lurdes, percebeu avano dos estudantes. Percebi que, com esta proposta, a cada dia, os alunos avanavam na escrita alfabtica, leitura e oralidade. Em matemtica, os alunos avanaram nos eixos: nmeros e operaes, melhorando a compreenso do sistema de numerao decimal; grandezas e medidas e tratamento da informao, o que ficou explcito na construo dos grficos de colunas, na leitura e interpretao dos mesmos. Eles trocavam informaes coordenando seus pontos de vista favorecendo a compreenso dos contedos, destacou Terezinha Maria, que teve como orientador Almeida Divino Gonalves.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024