Servidores das equipes da Estratégia de Saúde da Família Central e Esplanada apresentaram sugestões para aprimorar os serviços e as condições de trabalho
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última sexta-feira (28/11) a 30ª etapa do Projeto “Conexão Colaborativa: a voz do servidor”, com visita às equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF Central e Esplanada), que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. A atividade foi conduzida pela secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, juntamente com técnicos da Diretoria de Planejamento, e ocorreu no salão comunitário da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro Esplanada, proporcionando melhor estrutura para a dinâmica.
Durante o encontro, os servidores puderam apresentar sugestões para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população e também para a melhoria das condições de trabalho. As demandas levantadas serão encaminhadas às lideranças durante reunião de devolutiva, quando será proposta a construção de um plano de ação com base nas necessidades apontadas pelas equipes.
As equipes da UBS Central desenvolvem diversos trabalhos em grupo junto à comunidade, como as atividades físicas realizadas no salão da igreja, sob a condução do fisioterapeuta Marcos Pedro de Araújo e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Também se destacam o Grupo de Adolescentes, coordenado pelo ACS Marcos Eduardo Peçanha Vitor e pela psicóloga Andreia Ferreira Fontes, na Biblioteca Pública Ataliba Lago.
A psicóloga Andreia ainda conduz, juntamente com a ACS Selma Aparecida de Sousa Felício, o grupo de autocuidados para mulheres. Já a nutricionista Juliana Medeiros Leão e a farmacêutica clínica Fernanda Bárbara de Morais realizam, quinzenalmente, às sextas-feiras, grupos de educação em saúde com temas variados. Os grupos de Chi Kung, desenvolvidos às quartas e quintas-feiras no período da manhã, também acontecem no salão da igreja e são coordenados pelos ACS.
Na UBS Central funciona ainda o Ambulatório de Saúde da Mulher, com foco na educação permanente dos profissionais da Atenção Primária e na ampliação das ações de promoção da saúde. São ofertados serviços como consulta ginecológica, planejamento sexual e reprodutivo, consulta de enfermagem no pré-natal de risco habitual, consultoria de aleitamento materno, além de práticas integrativas e complementares e acolhimento de mulheres em situação de violência.
A gestão reforça que a escuta qualificada dos servidores é essencial para a construção de uma rede de cuidado cada vez mais humana, eficiente e alinhada à realidade do território, fortalecendo a gestão participativa no Sistema Único de Saúde.