Iniciativa fortalece o diálogo com os servidores e promove melhorias na estrutura e na qualidade do atendimento
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, na manhã da última terça-feira (21/10), uma visita à Unidade de Saúde Copacabana para acompanhar os resultados das melhorias implementadas a partir do projeto Conexão Colaborativa: A Voz do Servidor.
A unidade foi a primeira a receber a visita do projeto, no dia 27 de março deste ano, ocasião em que os servidores puderam apresentar suas demandas e sugestões para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população e das condições de trabalho.
A partir desses apontamentos, a supervisora da unidade, Daniela Cristina Pedrosa, elaborou e colocou em prática um Plano de Ação junto à equipe.
Sete meses após a primeira visita, a equipe da Diretoria de Planejamento da Semusa constatou avanços significativos. A atendente de consultório dentário Fabiana de Almeida Piassi destacou o fortalecimento da equipe com a chegada de novos servidores efetivos, nomeados no último concurso público. A equipe odontológica, agora composta também pelo dentista Addan Oliveira de Paula, vem ampliando o atendimento por meio de novas ações voltadas à comunidade.
A equipe de enfermagem também foi renovada e atualmente é liderada pela enfermeira Gabriela Ferreira Pedrosa, com o reforço dos técnicos de enfermagem Lucas Henrique Alves Manso e Marli Altiva Alves Marchiori, que relataram ter sido bem acolhidos pelos colegas e pelos usuários.
As agentes comunitárias de saúde Gislaine Alessandra Beraldo e Amanda Martins Xavier comentaram sobre os desafios de estabelecer vínculos com a comunidade, mas ressaltaram que os novos membros da equipe foram bem recebidos, o que tem contribuído para fortalecer as relações e o atendimento.
O médico Célio Oliveira Júnior pontuou que, embora a unidade ainda seja vista por parte dos usuários como um local de atendimento emergencial, o trabalho integrado da equipe na conscientização sobre promoção e prevenção em saúde tem gerado uma mudança gradual na percepção da comunidade, valorizando o acompanhamento contínuo das famílias.
A melhora na comunicação e na sintonia entre os profissionais também foi destacada pela auxiliar de produção Letícia Kelly Fernandes, que ressaltou a união da equipe como um incentivo para que cada servidor se dedique ainda mais.
A estagiária de enfermagem Claudislene Criciane Roberto Braz expressou gratidão pela oportunidade de aprendizado e pela experiência adquirida na UBS Copacabana.
A Diretoria de Manutenção da Semusa informou que, nos próximos dias, será instalada a nova estrutura elétrica da unidade, o que permitirá o funcionamento integral de equipamentos essenciais à conservação de vacinas e ao bem-estar dos profissionais.
Para a supervisora Daniela Pedrosa, o projeto trouxe impactos positivos na motivação e no engajamento da equipe. “A visita do projeto ajudou bastante, porque a equipe se sentiu ouvida e valorizada. Eles puderam falar o que pensavam de forma aberta, e isso os motivou mais. Depois disso, percebi que ficaram mais participativos e dispostos a colaborar nas melhorias propostas. Após o projeto, houve mais engajamento, senso de responsabilidade e uma postura mais colaborativa quando precisamos buscar soluções para algum problema”, destacou.
A Prefeitura de Divinópolis reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos, ao promover ações voltadas à escuta ativa de suas demandas e sugestões. Reconhecendo que são esses profissionais que vivenciam diariamente os desafios do serviço público, a administração municipal ressalta que o conhecimento e a experiência dos trabalhadores são fundamentais para aprimorar processos internos e qualificar o atendimento à população.
Ao ouvir quem está na linha de frente, a Semusa fortalece o diálogo, aperfeiçoa suas práticas e constrói, de forma conjunta, uma gestão mais eficiente, humana e voltada às reais necessidades da comunidade.