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Notícias
SET
30
30 SET 2025
EDUCAÇÃO
Reunião administrativa amplia debate sobre educação inclusiva em Divinópolis
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Secretária de Educação propõe continuidade do diálogo em encontros futuros e destaca inovação com Feira de Ideias
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma reunião administrativa com diretores escolares para reforçar o diálogo coletivo sobre a educação inclusiva nas políticas educacionais de ensino. O encontro, realizado no auditório da Semed, contou com apresentação especial da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes e reuniu gestores em torno de temas fundamentais: inclusão, inovação e criatividade na rede pública de ensino.
 
Durante o encontro, foram apresentadas orientações de gestão aos diretores. Um dos destaques foi a avaliação da Feira de Ideias 2025, que teve como tema central a inovação com diversidade étnico-racial. Os diretores puderam apresentar feedbacks sobre o evento, apontando aspectos positivos e pontos que precisam de aprimoramento, como a organização da praça de alimentação, construindo assim um caminho de melhorias para as próximas edições.
 
A eleição dos diretores e do Conselho Escolar das escolas municipais também foi pauta relevante. Recomendações e sugestões foram apresentadas à Semed, promovendo uma discussão produtiva sobre os avanços dos corpos docentes e as reivindicações dos líderes de ensino. O diálogo aberto evidenciou o compromisso coletivo com a qualidade da educação municipal.
 
A parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) foi destacada como um ponto positivo, contribuindo para a orientação e fiscalização do transporte escolar. A colaboração entre as secretarias busca aprimorar ainda mais esse serviço essencial. Também foram discutidas estratégias para melhorar a organização do fluxo de alunos em suas respectivas escolas, incluindo ações em parceria com a Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop).
 
*Inclusão na Rede de Ensino Municipal*
 
O tema da inclusão foi tratado como prioridade durante todo o encontro. A secretária de Educação, Andreia Dimas, reconheceu os desafios enfrentados: “Nós sabemos que o gargalo da educação é a inclusão. A escola exerce papel fundamental, trazendo um pouco de respiro para os pais. Justamente por isso temos que pensar como família.”
 
Ela também destacou a importância da escuta ativa aos gestores. “A demanda só aumenta e a proposta de discutir com os diretores é para que a gente busque estratégias que melhor atendam quem está na escola. Precisamos nos ouvir para, a partir de então, avaliar quais são as possibilidades que temos para melhorar e avançar na inclusão.”
 
Andreia ainda informou sobre os próximos passos. “Houve uma audiência pública e eu preciso repassar o que foi discutido nela para, a partir de então, buscarmos ações que melhorem esse processo dentro das escolas. No próximo mês, já vamos apresentar quais foram as medidas implementadas com base nas contribuições dos diretores.”
 
Nívia da Silva Faria, diretora da Escola Municipal Isaura Ferreira, reforçou a dimensão humana da inclusão. “Estamos falando de respeito. De respeito com o profissional, de respeito com a criança. Acima de tudo, essa criança precisa ser acolhida e cuidada. E quem cuida dela também precisa estar bem.”
 
Regina de Assis Santos Silva, vice-diretora da Escola Municipal São Geraldo, refletiu sobre o papel de cada profissional no processo de inclusão. “Quando eu falo de inclusão, se estou falando da rede, estou falando de mim mesma. Eu sou a rede. Então, nós – gestores, professores, assistentes – precisamos lidar bem com a inclusão.”
 
O encontro marcou o início de uma série de diálogos que buscam transformar desafios em oportunidades de avanço, sempre colocando o bem-estar dos estudantes e dos profissionais da educação no centro das decisões.
 
Com a promessa de continuidade desses encontros e a implementação de ações concretas baseadas nas contribuições dos gestores escolares, a Prefeitura, por meio da Semed, reafirma que a educação inclusiva em Divinópolis é construída de forma colaborativa, respeitosa e comprometida com a excelência no atendimento a todos os alunos da rede municipal. O diálogo aberto consolida-se como instrumento fundamental para o gerenciamento do ensino, voltado a promover melhorias contínuas na educação do município.
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