Foi lançado nesta segunda-feira (29/9) o Festival de Gastronomia de Divinópolis, que promete transformar a cidade em um verdadeiro palco de sabores, histórias e experiências inesquecíveis até o dia 31 de outubro. A iniciativa reúne 11 restaurantes locais, cada um com pratos exclusivos criados especialmente para o evento.
O Festival é resultado de quase um ano de planejamento e três meses de preparação, realização da Prefeitura de Divinópolis, Sebrae, co-realização da Abrasel Centro-Oeste e os estabelecimentos participantes. Além da elaboração dos pratos exclusivos para o evento, os restaurantes passaram por treinamentos conduzidos pelo chef Fagner Rodrigues, com foco na qualidade, inovação e experiência do público.
O processo de credenciamento dos restaurantes foi realizado por meio de edital de chamamento público, que selecionou estabelecimentos sediados em Divinópolis, com pelo menos um ano de atuação, equipe qualificada, ambiente estruturado e propostas gastronômicas criativas.
Na abertura, o clima foi de celebração e orgulho pela concretização de um sonho. O empresário e presidente da Abrasel Centro Oeste de Minas, Lucas Badaró destacou a dedicação de todos os envolvidos: “A idealizadora disso tudo foi a Janete, agradecemos imensamente a ela pela parceria. Foram quase três meses de preparação com Abrasel, Sebrae e a Prefeitura, todos os restaurantes receberam treinamento e criaram pratos especiais. Agradeço aos 11 restaurantes participantes e convido a população a valorizar nossa gastronomia.”
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Cardoso, ressaltou o potencial do festival: “Esse festival tem o potencial de ser o maior de Minas, porque temos parceiros que abraçaram a ideia, como Sebrae e Abrasel, e a adesão dos restaurantes. São 11 histórias que fomentam a economia e fortalecem a identidade de Divinópolis. O papel da Prefeitura é criar condições para que esse cenário cresça e se desenvolva.”
A idealizadora do festival, vice-prefeita Janete Aparecida, reforçou a riqueza gastronômica da cidade: “Divinópolis é uma cidade que respira gastronomia. Além da comida de buteco, que é excelente e já é tradição, temos também restaurantes de alta gastronomia que surpreendem pela qualidade e criatividade. O festival mostra essa diversidade, fomenta o turismo e movimenta a nossa economia local. Não significa comida cara, mas sim a experiência de se sentar à mesa, degustar com tranquilidade e viver momentos de leveza. É uma forma de valorizar nossa identidade e colocar Divinópolis no mapa da gastronomia de Minas.”
O analista de negócios do Sebrae, Denis Magela, lembrou que o evento é a realização de um sonho: “Esse festival nasceu de um sonho sonhado junto com a Janete e que hoje se concretiza. Foi um trabalho construído a muitas mãos e que só se tornou realidade graças à parceria da Prefeitura, Sebrae e com a Abrasel Centro-Oeste. Uma etapa fundamental para o sucesso do evento foi o Programa Prepara Gastronomia, que levou consultorias especializadas para os restaurantes participantes, abordando operação, finanças, cardápio e atendimento, garantindo que cada estabelecimento estivesse pronto para oferecer uma experiência completa ao público. Ver o festival acontecendo é motivo de muita alegria.”
Participam desta edição os restaurantes Barroco Mineiro, Benedictus, Traíras, Mercearia Tamem, Sobradinho da Sopa, Peixe Dourado, Cervejaria Skema, Bistrô Nôro, Villa Ventana, Pitangas Pizzaria e Bim Bom Café Bar. Até o fim de outubro, o público poderá saborear pratos inéditos, conhecer histórias inspiradoras e viver experiências únicas, celebrando a cultura e a identidade gastronômica de Divinópolis.
Na abertura do festival, também estiveram presentes autoridades da Prefeitura de Divinópolis, reforçando o apoio da administração municipal ao evento e à valorização da gastronomia local, como o Assessor Especial do Gabinete do Prefeito,Dr.Fernando Henrique Costa de Oliveira, o Controlador-Geral do Município, Diogo Andrade Vieira, o Secretário Municipal de Governo/Semsur, Matheus da Silva Tavares, a Diretora de Comunicação, Samara Alyne Souza Rosa, e o Gerente de Turismo, Diniz Borges Filho.