08 MAI 2014
Prefeitura e parceiros promovem Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) e os Conselhos da Criana e do Adolescente e Conselho Tutelar promovem entre os dias 12 e 16 de maio, a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e de Adolescentes, com o tema Faa bonito: proteja nossas crianas e adolescentes. O evento tem o apoio de diversos parceiros e instituies: Ministrio Pblico, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria Municipal de Sade (Semusa), Secretaria Municipal de Educao (Semed), 12 Superintendncia Regional de Ensino, Copasa, Secretaria Municipal de Trnsito e Transportes (Settrans) e Cmara Municipal. A abertura oficial da semana acontece no dia 12 de maio, as 13h, na Cmara Municipal, com o Seminrio O nosso olhar pode mudar vidas, com a participao dos representantes do Conselho Tutelar, das secretarias municipais de Educao e Sade, Centro de Referncia Especializada em Assistncia Social (Creas), Promotoria de Justia, entre outros convidados. Na tera-feira (13/05), de 11h as 13h, ocorrer uma panfletagem nas portas de escolas da regio Central. A quarta-feira ser marcada por uma Blitz Educativa nos cruzamentos da avenida Paran com rua e Gois, e avenida Antnio Olmpio com rua Rio de Janeiro, de 9h s 11h. O encerramento da Semana ser na sexta-feira, com uma caminhada de conscientizao pelas ruas do centro, com sada s 9h da Praa da Catedral, seguindo pela avenida 1 de Junho e rua Rio de Janeiro, at a Praa do Santurio. Segundo a coordenadora do Creas, Ana Lcia Freitas Amaral, a participao da populao em todas as atividades de extrema importncia, pois mobilizar a sociedade colabora para o fortalecimento da cultura de respeito vida, coibindo a violncia sexual contra crianas e adolescentes. Esta mobilizao importante, porque precisamos informar populao que todos podem e devem denunciar o abuso e explorao de criana e adolescente. A denncia segura, e a pessoa no precisa se identificar. O nosso objetivo proteger nossas crianas e adolescentes, e essa semana exatamente para estarmos mobilizando a populao a denunciar, declara a coordenadora. O dia 18 de maio celebrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. A conselheira do Conselho Municipal de Direitos da Criana e do Adolescente de Divinpolis, Maria da Consolao Faria, defende a proteo de crianas e adolescentes, para assim, evitar que casos de abuso aconteam. Ns temos responsabilidade com nossos inocentes que, hoje, esto sendo to vulnerabilizados e usados por adultos, e isso segue com vrias consequncias para o desenvolvimento desta criana. Ento, ns estamos promovendo diversas atividades para levar toda comunidade a um momento de reflexo, pelo qual iremos levar a sociedade a pensar e repensar sobre sua atitude e sua relao com nossas crianas e adolescentes, pontuou a conselheira. O telefone do Conselho Tutelar para denncias o (37)3222-7067.