06 MAI 2014
Divinópolis é destaque nacional em desenvolvimento social
Divinpolis se destacou em uma matria especial da revista Exame desta semana. A edio aponta, na pgina 57 da edio de 30 de abril, que Divinpolis ocupa a 4 posio entre as dez melhores do pas em desenvolvimento social. A pesquisa considera cidades em alto desenvolvimento da qualidade de vida da populao, a partir da anlise de vrios fatores, como o nmero de unidades escolares pblicas, projetos de assistncia sade, organizao da assistncia social, entre outros. Cada municpio foi avaliado com nota de zero a cinco pontos, sendo 1 (um) para cada 1.000 pessoas economicamente ativas. Na pesquisa, Divinpolis somou 3,38 pontos. A cidade Rio das Ostras (RJ) ocupa a primeira colocao do ranking, com um total de 3,64. Para o secretrio municipal de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres, esses indicadores colocam o municpio em um patamar elevado, alm de permitir um olhar diferenciado para uma cidade acolhedora e capaz de responder suas demandas por meio da adoo de instrumentos sociais. importante para nossa cidade esse reconhecimento em uma pesquisa independente feita por uma revista de repercusso nacional. Os critrios analisados na pesquisa nos colocam em um patamar de bom para timo do ponto de vista do desenvolvimento social. Esse reconhecimento fruto, especialmente, em resposta gesto Vladimir Azevedo, em que se preza por um governo estruturante, ressalta. O secretrio destacou ainda o reconhecimento como fruto de medidas aplicadas pelo governo municipal, com vistas ao fomento do desenvolvimento social. Hoje, temos importantes iniciativas, como rede de esgoto em quase 100% da cidade, gua tratada, um projeto de despoluio do Rio Itapecerica colocado na pauta do municpio e em execuo, uma poltica social desenhada e em construo. Ns aderimos tambm ao enfrentamento do programa do lcool e outras drogas. Nossa educao, principalmente a bsica, referncia. A cidade tem vrias escolas do curso superior, sendo duas pblicas. Ento, todas essas variveis se unem para que a gente consiga dar suporte para quem mais pobre e permitir que as pessoas possam, de fato, se desenvolver socialmente bem em nossa cidade, finaliza Paulo dos Prazeres.