14 ABR 2014
Prefeitura trabalha na implantação do Olho Vivo
Iniciada neste sbado (12/04) mais uma etapa das obras de instalao do Olho Vivo, programa de videomonitoramento por cmeras, implantado pelo Governo do Estado em parceira com a Prefeitura de Divinpolis, operacionalizado pela Polcia Militar. Neste fim de semana, uma equipe composta por agentes da Secretaria Municipal de Trnsito e Transportes (Settrans) acompanhou o trabalho nas ruas, com o objetivo de garantir a fluidez e segurana no trnsito. Parte das aes desenvolvidas para instalao dos equipamentos foi iniciada na ltima semana com o recapeamento da Rua Gois. Antes de ganhar a nova pavimentao, foram instalados cabos de fibra tica em trs cruzamentos da via por meio de rede subterrnea. Foram abertas valas na pista para a insero de tubos, e, posteriormente, foi efetuada a passagem dos cabos na travessia. As intervenes ocorreram nos cruzamentos com as avenidas 1 de Junho, 21 de abril e Rua Bahia. Agentes da Settrans coordenaram o fluxo de veculos nos trechos parcialmente interditados. A nossa participao no sentido de certificar o direito de ir e vir dos condutores e pedestres, e para executar as intervenes e orientaes necessrias no intuito de diminuir o impacto da obra no trnsito ressaltou o agente de trnsito, Santos. O Olho Vivo consiste no videomonitoramento de imagens geradas por cmeras estrategicamente distribudas em regies com altos registros de ocorrncias de criminalidade contra o patrimnio. O sistema adotado em outras regies do estado fortalece o policiamento ostensivo e apresenta resultados significativos de diminuio dos ndices de criminalidade em at 30%. Cerca de 15 profissionais da empresa Veotex, parceira da empresa Master, responsvel pela execuo do projeto, estiveram empenhados na obra. Um extenso maquinrio foi empregado: retroescavadeira, compactador e serra cliper. Ao todo sero instalados 6 km de rede subterrnea e 8 km de rede area ao longo das vias. Novas intervenes esto previstas nos prximos dias para a concluso das obras em mais dois trechos da Rua Gois, sendo o primeiro na Rua Maranho e o segundo na Rua Esprito Santo.