14 ABR 2014
Escolas e Banda de Música já se preparam para o 1° de Junho
A menos de dois meses da comemorao dos 102 de Divinpolis, os preparativos j comeam com fora total. Escolas, bandas e todos os participantes que iro marchar pela 1 Junho, promovendo um espetculo para os divinopolitanos, j esto contagiados pelo clima de festa que envolve a cidade. A banda de msica municipal e as fanfarras das escolas j ensaiam para garantir uma apresenta nica e marcante. Para a banda municipal de msica, o desfile em comemorao ao aniversrio da cidade deste ano marca o retorno dos msicos avenida. Com repertrio j preparado e ensaio duas vezes por semana, a escola j est no clima da apresentao. A mobilizao aqui na escola est enorme, todos esto com gs total para retornar avenida. Este ano, ns iremos marchar pela avenida, tocando o hino de Divinpolis, e aqui todos j esto contagiados por esse clima; os alunos correm pelos corredores tocando o hino e todos esto muito ansiosos pelo grande dia, conta a supervisora da escola de msica, Maria Tereza Cruz Mimoso. Alm dos ensaios duas vezes por semana, a banda promover um espetculo parte s vsperas do desfile, quando os msicos sairo pelas ruas do entorno da escola, ensaiando a marcha e a msica. Toda a comunidade acaba se mobilizando, e sai para assistir o nosso ensaio. Ento, muito bacana sentir esse retorno da populao, acrescenta a supervisora. Os ensaios da banda j esto sendo realizados h cerca de trs meses, duas vezes por semana. O grupo composto por 40 msicos, incluindo alunos, professores e membros da escola de msica, mas a participao aberta para qualquer cidado com habilidades nos instrumentos, como flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino, e instrumentos de percusso. Outra presena tradicional no desfile a fanfarra do Centro Tcnico Municipal Pedaggico (Cetepe). No ano passado, a escola no participou do evento, mas volta este ano, buscando uma apresentao diferenciada. No ano passado, ns no desfilamos, e toda a comunidade sentiu falta, cobrou a nossa presena. Este ano, ns j estamos nos preparando para levar uma fanfarra com um diferencial, porque a cada ano mais escolas participam, e com certeza esse ser um desfile muito grande e bonito. Ento, estamos nos preparamos para levar uma apresentao especial para a populao, explica a diretora do Cetepe, Maria Aparecida Dornelas. A fanfarra do Cetepe conta com 50 alunos, e a escola tambm marca a presena com o desfile de cerca de 80 alunos, incluindo estudantes da Educao de Jovens e Adultos (EJA). Um ponto importante que desenvolvemos com a fanfarra o exerccio da disciplina e do trabalho em grupo. Os alunos sabem a hora certa de comear, se dedicar, se esforam, sabem que um trabalho srio e trabalham muito para isso, complementa a diretora. Todas as escolas municipais j receberam o convite para participar do desfile, e a confirmao da presena ser realizada at o dia 30 de Abril.