A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na manhã de sexta-feira (27/9), nas dependências do Centro Espírita Jesus de Nazaré, no bairro Niterói, uma roda de conversa com usuários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Nordeste que estão na listagem de descumprimento das condicionalidades de educação do Bolsa Família.
Estiveram presentes 35 famílias, e este foi o sexto encontro organizado pelo Cras com esta temática. Na abertura do encontro, realizado pela assistente social Lucinda Basílio Vieira, foi feita uma explanação sobre o trabalho do Cras referente ao atendimento e ao acompanhamento no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), tendo como público prioritário as famílias dos programas sociais do governo federal.
Foram abordadas questões como os cuidados dos pais para com os filhos, com referência à vacinação, frequência escolar e os cuidados da vida diária quanto a alimentação saudável e higiene. Além disso, foi dada uma atenção sobre a importância do acompanhamento, pelos pais, da vida escolar dos filhos, estando sempre presentes à escola, observando as razões de os filhos não quererem ir às aulas.
Ao final, os participantes avaliaram positivamente o encontro, como uma oportunidade de conscientização sobre a importância das condicionalidades do programa Bolsa Família, no sentido de garantir o acesso à escolarização.
A Semas reforça que as condicionalidades são instrumentos para a garantia de direitos às famílias assistidas, e o seu cumprimento contribui decisivamente para a quebra do ciclo intergeracional da pobreza, objetivo fundamental do programa Bolsa Família. Esta é uma das ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que norteiam o trabalho do Cras, e foi coordenada pela equipe técnica do Cras Nordeste.