A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atualiza os dados de ocupação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Padre Roberto Cordeiro Martins, que segue em estado de alerta máximo devido à incapacidade do Estado em transferir pacientes para os hospitais.
Hoje (21/5), a UPA segue com 40 pacientes adultos aguardando transferência para leitos de enfermaria. Outros quatro adultos aguardam vagas em unidades de terapia intensiva (CTI). A unidade tem ainda 13 crianças à espera de leitos de enfermaria.
Foram transferidos, desde ontem (20/5), três pacientes adultos e um paciente recusou transferência para outra cidade. Na pediatria, um paciente foi transferido para leito municipal. Desde que a situação se agravou na unidade, o município tem pressionado o Governo Estadual para resolver o problema, mas sem sucesso até o momento.
Apesar dos esforços do município para adquirir vagas para pacientes adultos em hospitais, nenhuma resposta positiva foi recebida até agora. Em reunião realizada ontem (20/5), foi cobrado novamente do Estado, uma ação rápida para resolver os problemas. A Prefeitura continua a buscar soluções e manter a transparência com a população sobre essa situação crítica.