25 MAR 2024
Roda de Ideias discute desenvolvimento do projeto Minha Cidade Lê 2024
No mês de outubro, os trabalhos do projeto serão expostos numa grande mostra no Parque de Exposições
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que foi realizada na manhã de hoje (25/3), junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma roda de ideias para discussões a respeito do Projeto Minha Cidade Lê. Neste ano, o projeto traz a temática “Ler é empreender: literatura transforma vidas”.

O encontro reuniu diretores pedagógicos e supervisores orientadores de ensino e teve como objetivo abordar as principais ideias de como desenvolver um projeto de leitura e escrita com foco nas características empreendedoras.  O consultor do Sebrae, Gilvan Silva, participou da reunião, subsidiando algumas discussões e apoiando as equipes na elaboração dos projetos, pensando em estratégias inovadoras para o trabalho com a leitura e escrita, desde a educação infantil aos anos finais do ensino fundamental.

De acordo com Nayara Caputo Resende, diretora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Isaura Ferreira, o encontro foi de extrema importância para todos. “Foi uma oportunidade incrível, aprendemos muito. Todas as escolas trouxeram e compartilharam suas ideias. Hoje saímos com muita bagagem e tenho certeza de que teremos um projeto muito maior do que a gente pensa, já estávamos empenhadas para poder fazer um projeto legal, com essa oportunidade que tivemos, a nossa feira vai ser incrível”, destacou.

O projeto Minha Cidade Lê, instituído em 2010 pela Prefeitura, é uma iniciativa da Semed, que visa difundir e valorizar a literatura em suas diversas expressões. O objetivo principal é incentivar a produção artístico-literária dos alunos de todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa permite a realização de estratégias para criação de espaços de leitura, acessibilidade à literatura e desenvolvimento da literacia familiar, sessões e encontros de leitura com autores, momentos de contação de história e a promoção de visitas ao cinema da cidade.