12 JAN 2024
Conheça a origem do carnaval em Divinópolis
O Pré-Carnaval do Divino está cada vez mais próximo e para se preparar para esse grande evento, nada melhor do que conhecer um pouco da história desta festa na nossa cidade
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), conta um pouco da história das festas de carnaval, também conhecidas como “Festa de Momo”, quando Divinópolis ainda não havia se emancipado, chamado de Arraial do Divino Espírito Santo.

Conforme os registros, as origens do carnaval divinopolitano estão ligadas ao surgimento dos primeiros cordões carnavalescos. Nesse tempo, por influência das festas do Rio de Janeiro, o carnaval também era conhecido como “Entrudo”. Em Divinópolis, o “Entrudo” era organizado principalmente pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Adolpho Machado, proporcionando aos moradores do Largo da Matriz grande diversão através de batalhas de água com limão e farinha de trigo.

O Bloco Primavera, de Adolpho Machado, formado pelas moças do Largo da Matriz, músicos como a família Bigode, desciam cantando do Largo pelas ruas, que nem eram calçadas, acompanhados pela população de acordo com as lembranças dos mais antigos foliões.

Nos anos 20 e 30, surgiu o Bloco XPTO, inspirado nos carnavais do Rio de Janeiro e Juiz de Fora, de onde vieram seus organizadores, em que o bloco que puxava os cordões carnavalescos na época. Novos blocos carnavalescos também se tornam destaque nas ruas, tais como: Bloco Catalão, Bloco do Guarani, Bloco Clube Mineiro, Bloco Rancho do Roxo Apaixonado (Niterói), Bloco do Mário e a Jazz Band “Os Santinhos”, que atuou até o ano de 1936.

Na década de 40, Nelson Pelegrino, o Tio Nelson, passou a representar a figura do Rei Momo no Carnaval da cidade, substituindo Halim Souki que veio cumprindo essa função anteriormente. Nesse tempo, a participação popular no carnaval aumentava mais e mais, porém, a ocorrência da 2ª Guerra acabou interrompendo a celebração da festa por alguns anos no município, que voltou a ser celebrada somente em 1946.

A partir desse período, a festa perdeu muito de sua apresentação popular sendo celebrada principalmente nos salões. Importante ressaltar que os sucessores de Nelson Pelegrino, foram os reis momos José Antônio Mimoso e Antônio Carlos Baleia.

Nos anos 50, surge a figura de Nonô, Antônio Venâncio Rosa, que se mobilizou e tomou frente para que o carnaval de rua em Divinópolis voltasse à cena. Organizava e custeava por conta própria toda ornamentação do carnaval composto de carros alegóricos, que saíam em desfile juntamente com o povo pelas ruas da cidade, ganhando, ano a ano, mais investimento e pompa até se tornar uma autêntica escola de samba.

No início dos anos 70 e 80, surgiram várias escolas de samba como: GRES Metralhas, GRES Unidos do Divino, GRES Império do Novo Mundo, GRES Andorinhas da Serra, GRES Carrascos, GRES Acadêmicos de Santa Cruz, GRES Unidos do Guarani, GRES Estrela do Oeste Clube, GRES Monte Líbano, GRES Unidos da Vila e Bloco Carnavalesco Pingo D’água, Gaiola das Loucas Balaio de Gato e diversos blocos.

O último desfile do Carnaval de Rua de Divinópolis aconteceu em 2001. Desfilaram as seguintes escolas de samba: GRES Unidos do Porto/PV (3º lugar); GRES Unidos do Guarani/Santa Clara (4º lugar); GRES Caprichosos de São Vicente/Alto São Vicente (2º lugar) e a GRES Acadêmicos de Santa Cruz/São João de Deus ficou em primeiro lugar.

Recentemente a cidade começou a sentir essa tradição retornar, com as aglomerações e desfiles de blocos de arrastão pelas ruas da cidade no primeiro final de semana que antecede o carnaval oficial, o Pré-Carnaval do Divino, incentivando o turismo cultural e de eventos, negócios, gastronomia, hospedagem. São Blocos de Arrastão, trios elétricos, shows musicais em diversos pontos da cidade com muitos turistas, ritmo, alegria e segurança.

O contexto histórico cultural carnavalesco de Divinópolis permite que haja um resgate dessa festividade popular, onde o objetivo é promover a tradição, tornando referência no Estado de Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento turístico da cidade.

Neste ano, o Pré-Carnaval do Divino acontecerá no dia 3 de fevereiro e promete ser um dos maiores eventos da história do município, contando com uma mega estrutura para atender os foliões e famílias de toda região, com muita cultura, diversão, entretenimento e segurança. Venha comemorar com toda sua família!
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024