11 OUT 2013
Caixa analisa plano de reestruturação financeira do Hospital São João de Deus
O prefeito Vladimir Azevedo participou de uma audincia nesta quinta-feira (10/10) na sede da Caixa Econmica Federal, em Braslia (DF), em que foram discutidos os prximos passos do processo de reestruturao financeira do Hospital So Joo de Deus (HSJD). Novo emprstimo de R$5 milhes, que ir se somar ao montante de R$45 milhes j liberados no final de 2012, maior prazo de carncia (seis meses) para o incio de pagamento e menor taxa de juros, so as principais medidas apresentadas no encontro, e que ficaram de ser analisadas pelo diretor executivo de Pessoa Jurdica da Caixa, Roberto Derzi de Sant'Anna. O prefeito Vladimir Azevedo destacou a importncia da unio das lideranas polticas em todos os nveis, e afirmou que acompanha e ajuda nesta articulao. O Hospital So Joo de Deus o guardio da sade do centro-oeste de Minas. E a gente vem aqui, a convite do deputado Jaime Martins, que articulou esta importante reunio em Braslia, que uma sequncia de aes para que possamos equacionar um plano de reestruturao do hospital, de financiamento. E neste caso, hoje estamos discutindo o flego de R$ 5 milhes, com um aumento de carncia de seis meses, para que o hospital possa ter um fluxo de capital de giro, que garanta o seu funcionamento operativo, at que se consiga equacionar questes estruturais, como o aumento do Incentivo de Alta Complexidade - IAC, com algumas outras questes que traro um aumento de faturamento na ordem de R$ 1,5 milho na prpria produo do hospital, disse o prefeito. De acordo com o deputado federal Jaime Martins (PSD/MG), que articulou o encontro, boa a expectativa de aprovao das medidas, pois todos os agentes participantes do processo de recuperao da unidade de sade tm um objetivo claro e seguro. O HSJD passa por dificuldades, mas ao mesmo tempo estruturando uma nova gesto, com medidas de austeridade e aumento de receita. Ciente disso, a Caixa solicitou informaes do trabalho feito e ficou de analisar as propostas que trouxemos. A seguir, ela ir dizer qual ser o planejamento para sua execuo. Nossa expectativa muito favorvel, pois a Caixa quer o que ns queremos, o que est sendo feito, e o HSJD continuar atendendo todos que dele necessitarem, afirmou Jaime. O superintendente da Fundao Geraldo Corra, Afrnio Emlio Carvalho da Silva, salientou o processo de negociao com a reativao de vrios servios. Este encontro mostra mais uma vez a credibilidade e a importncia do hospital para a regio. muito importante esse apoio poltico, da comunidade e dos meios de comunicao. A expectativa dessa renegociao perante a Caixa vai nos dar certo equilbrio para ampliar e reestruturar o hospital, comentou. A audincia contou ainda com as presenas do secretrio nacional de Ateno Sade do Ministrio da Sade, Dr. Helvcio Miranda Magalhes Jnior; o mdico interventor do Hospital So Joo de Deus/ Fundao Geraldo Corra, Dr. Geraldo Couto; e do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Sade de Minas Gerais, Mauro Guimares Junqueira.