16 AGO 2013
Divinópolis recebe exposição sobre Carlos Drummond de Andrade
Est aberta ao pblico desde a quinta-feira (15/08), na Secretaria Municipal de Educao (Semed), a Exposio Itinerante Projeto Memria, que tem como objetivo trazer ao conhecimento do pblico a histria, a vida, a obra e o pensamento de brasileiros que contriburam para a transformao social do Brasil. Idealizado pela Fundao Banco do Brasil, e com parceria da Petrobrs e Associao de Amigos da Casa de Rui Barbosa, o Projeto homenageia, este ano, o poeta e cronista mineiro Carlos Drummond de Andrade, percorrendo vrias cidades do pas. Na mostra, oito painis trazem uma mescla de fotos, recortes de jornais e revistas, alm de poesias, crnicas e outros elementos sobre a vida e obra do autor. A exposio, que pode ser visitada na Semed (Rua Minas Gerais, 1474) at 17h desta sexta-feira (16/08), estar em Divinpolis at o dia 23 de agosto. Nos dias 19/08 e 20/08, ela ficar na Faculdade Pitgoras (Rua Santos Dumont, 1011 Bairro Manoel Valinhas) durante a realizao da etapa macrorregional da Conferncia Nacional de Educao (Conae). No dia 21/08, a exposio itinerante seguir para a Biblioteca Municipal Ataliba Lago, (Avenida 7 de setembro), onde fica at o dia 23 de agosto. Alm da Exposio Itinerante, a Semed, em parceria com a Fundao Banco do Brasil e Associao dos Amigos da Casa Rui Barbosa, repassar as 19 unidades escolares que atendem os alunos do 3 Ciclo e EJA, o conjunto pedaggico do Projeto Memria, composto por almanaque histrico, guia de orientao ao professor, cartaz e DVD-ROM, com o arquivo das peas do Projeto. O material possibilita que os professores trabalhem os aspectos biogrficos e a trajetria de Drummond de maneira multidisciplinar. O guia do professor traz orientaes e sugestes de utilizao do almanaque com o desenvolvimento de atividades pedaggicas. O Projeto Memria busca difundir, divulgar e preservar a cultura brasileira, homenageando personalidades, apresentando a histria, a vida, a obra e o pensamento daqueles que contriburam para a transformao social do pas, a formao da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do pas. O objetivo da tecnologia social em educao alcanar professores, alunos da rede pblica de ensino, historiadores e formadores de opinio. So desenvolvidos produtos educativos como a exposio itinerante que circula por centenas de municpios brasileiros, o vdeo-documentrio e o livro fotobiogrfico que so dirigidos para bibliotecas pblicas do Pas, alm de um kit pedaggico, contendo almanaque histrico e guia do professor, destinado a 18 mil escolas pblicas. Em edies anteriores, j foram homenageados o poeta Castro Alves (1997), o escritor Monteiro Lobato (1998), o jurista Rui Barbosa (1999), o navegante Pedro lvares Cabral (2000), o ex-presidente Juscelino Kubitschek (2002), o sanitarista Oswaldo Cruz (2003), o socilogo Josu de Castro (2004), o educador Paulo Freire (2005), a feminista Nsia Floresta (2006), o lder da Revolta da Chibata Joo Cndido (2008) e o Marechal Rondon (2009). Alm de um site, o Projeto Memria desenvolve um vdeo-documentrio, um livro foto biogrfico, o conjunto pedaggico formado por um Almanaque Histrico e um Guia do Professor e da Exposio Itinerante.