A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nos últimos dias diversas atividades promovidas pelas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Porto Velho e Ermida.
Hoje (20/6), as ESFs Ermida 1 e 2 realizaram uma roda de conversa abordando o tema “Violência contra o idoso”. Na ocasião, a equipe de enfermagem, representada pelo técnico enfermagem Juarez Gonçalves, levou informações sobre os diversos tipos de violência. Estiveram presentes a equipe de saúde bucal, fisioterapia e agentes comunitários de saúde. A ação foi referente ao Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção da violência contra a pessoa idosa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a violência contra o idoso consiste em ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social. Assim, a campanha do Junho Violeta é para conscientizar a população da importância de cuidar e auxiliar o idoso.
No sábado (17/6), em parceria com a Escola Estadual São Tomaz de Aquino, a ESF Porto Velho esteve presente na Feira de Ciências STA 2023, fornecendo informações sobre os serviços prestados na unidade, orientações referentes à saúde bucal e alimentação saudável, além de aferição de pressão arterial e glicemia.