15 AGO 2013
Divinópolis é cidade nota 10 na leitura
Divinpolis est entre as oito cidades que receberam nota 10 no quesito leitura de acordo com a pesquisa encomendada pela Cmara Mineira do Livro (CML) e feita com recursos do Fundo Estadual de Cultura. A cidade atingiu a mdia de 7,4 livros lidos por pessoa ao ano, enquanto as mdias estadual e federal esto prximas de 3,5 livros. Estes resultados so atribudos aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educao (Semed) e de Cultura (Semc), com os projetos Minha Cidade L e Livro, Leve e Solto. Para o prefeito Vladimir Azevedo, os ndices representam um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Esse um reconhecimento de que estamos no caminho certo desde nosso primeiro mandato. As secretarias de Educao e de Cultura tm dedicado ateno muito especial questo da leitura com esses dois importantes projetos. O resultado desta pesquisa serve como combustvel para que possamos incrementar cada vez mais os nossos programas nesta rea, que so formadores de carter de um cidado preparado para o futuro, destacou. O Minha Cidade L, desenvolvido pela Semed, criado em 2010, tem como maior objetivo, proporcionar maior acesso ao acervo municipal de livros e desenvolver o hbito de leitura compartilhada com pais, parentes, amigos fora da sala de aula, ultrapassando os muros das unidades escolares. O total de livros disponibilizados desde a criao do projeto de 31.239. Recebemos esta notcia com muita alegria, pois resultado de muito trabalh,o de parcerias entre Educao e Cultura, e tambm mrito dos nossos educadores, pois, procuramos incentivar a leitura desde a educao bsica para toda populao, disse a secretria municipal de Educao, Eliana Canado. O Livro, Leve e Solto, desenvolvido pela Semc e criado em 2010, se prope a estimular a leitura e buscar novos leitores pelas ruas do municpio. O leitor pode pegar o livro e o levar para casa sem qualquer cadastro. Quem tem livros em casa que no usa mais, pode doar para a Biblioteca Publica Municipal, para que eles possam circular no projeto.