24 ABR 2023
Semas abre a exposição “Territorialidade: meu olhar para o mundo”
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou hoje (24/4), a abertura da exposição “Territorialidade: meu olhar para o mundo, Proteção Social Básica”, no Centro Administrativo. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 2 de maio, nos dias úteis, das 8h às 18h.

A exibição tem como objetivo apresentar os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o ciclo de vida de cada cidadão, buscando complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de risco social. Este serviço fortalece as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes.

O evento foi marcado pela apresentação sobre a dengue do grupo de idosos do SCFV GEEC; da Virma Silva do SCFV Vida Nova e do grupo de crianças e adolescentes do SCFV Jardinópolis. Também foram distribuídos panfletos informativos sobre a dengue.

De acordo com Linde Silva, monitor social do SCFV Divina Luz, comenta sobre o impacto da Assistência Social em sua vida. “O serviço de convivência me ajudou muito, eu não sei nem onde estaria se não tivesse passado por esse projeto. Poder voltar hoje como monitor, ajudando as crianças, é uma verdadeira missão. Atuar diretamente na vida de crianças e adolescentes como um norte, é saber que mesmo com a realidade provando que não, com a arte e a dança, conseguimos provar que é possível chegar aos seus objetivos”, destacou.

A secretária da Assistência Social, Juliana Coelho, agradeceu a parceria com os colaboradores e falou sobre a proposta da ação. “Hoje viemos apresentar mais sobre o que acontece nos territórios da Assistência Social, que se divide em proteções. Como braço direito dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são os SCFV, que tem toda uma metodologia para desenvolver através da cultura, da dança, da música, das oficinas, para trabalhar com as famílias. Como mecanismo de transformação na vida de cada usuário”, enfatizou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, pontua sobre o tema da exposição. “Territorialidade é o pertencimento que cada comunidade tem dentro do território como seu, é reconhecer Divinópolis como seu e ter orgulho de pertencer. A Assistência Social ensina a fazer, ela faz o pouco se tornar muito, as atividades que são ofertadas têm retorno quando os usuários saem de lá cantando e dançando”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade a vereadora Ana Paula do Quintino, o assessor do deputado Eduardo Azevedo, Alex Estevam, e os assessores do vereador Anderson da Academia, Artur e Caroliny. Acesse a galeria de fotos através do link acesse.one/MlIvF