A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (12/4) uma atividade de relaxamento com os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps-Ad).
Na ocasião, os profissionais de saúde mental se organizaram para um momento de terapia do som. A dinâmica utiliza instrumentos com alta faixa vibracional como ferramenta para diminuir o estresse, combater a ansiedade, insônia, produzir estados profundos de relaxamento, além de restabelecer o equilíbrio e a afinação do corpo físico, mental e emocional.
Também foi realizado um alinhamento para levar práticas integrativas e complementares, meditação e a terapia do som, para os pacientes, como forma de complemento de tratamento e medidas de redução da ansiedade, reconectando o paciente com ele mesmo.
O coordenador do Caps-Ad, Antônio Sávio, explicou sobre a atividade. “Neste encontro, com os profissionais da unidade, foi realizado uma vivência meditativa, a qual teve o objetivo de demonstrar o trabalho com a terapia do som e diminuir o nível de estresse dos profissionais, promovendo o bem-estar, desenvolvendo habilidades de relaxamento e diminuindo os riscos de síndrome de Burnout”, destacou.
De acordo com o terapeuta interativo, Carlos Eduardo Coimbra, a terapia do som é muito benéfica para a saúde física e mental de quem a pratica. “A terapia do som propicia a harmonização do sistema nervoso, celular, imunológico e equilibra os hemisférios cerebrais. Com um ambiente de trabalho mais leve é possível aumentar o rendimento e a qualidade em reuniões e atendimentos aos pacientes”, afirmou.