12 ABR 2023
Semas e Soac oferecem curso gratuito de modelagem
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Política sobre Drogas e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecção de Roupas, Estampas, Cama, Mesa e Banho de Divinópolis e Região (SOAC), deram início nesta segunda-feira (10/4), ao curso de Modelagem Industrial.

Na abertura do curso de Modelagem Industrial as alunas manifestaram grande expectativa de se qualificarem mais para atuarem na área. A maioria delas já passou pela costura industrial, outras já são costureiras profissionais, mas, terceirizam a modelagem das roupas.

O curso tem duração de seis meses e busca capacitar modelista para elaboração de moldes de acordo com o caimento dos tecidos, a vestibilidade e aplicação da tabela de medidas adotadas no Brasil. Os profissionais podem trabalhar por conta própria e atenderem confeccionistas, dar assessoria em modelagem, ou terem sua própria confecção de roupas.

A atividade ocorre de acordo com o termo de cooperação firmado entre Prefeitura e SOAC, em 2021. Deste então, 120 pessoas já foram capacitadas no curso de Costura Industrial. O objetivo da cooperação técnica firmada entre Semas e SOAC é de fomentar a qualificação profissional, o empreendedorismo, a geração de emprego e renda, e a autonomia oferecendo a oportunidade de capacitação no segmento industrial no município.

Há também a previsão da abertura de novas turmas de Curso de Costura Industrial a partir da segunda semana do mês de maio, com duração de três meses. As pessoas interessadas em realizar o curso devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) localizado na região onde mora ou o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Podem se inscrever adolescentes a partir de 16 anos de idade, jovens e adultos cadastrados no CadÚnico.

Seguem os endereços e contatos dos Centros de Referência da Assistência Social de Divinópolis:

CREAS
- Rua Sergipe n°1179 Vila Belo Horizonte.
- Funcionamento de 07 às 17 horas
CRAS Sudoeste