23 MAR 2023
Unidades de saúde realizam ações para conscientizar população
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (22/3), ações junto as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) Itaí, Nossa Senhora das Graças e Nilda Barros.

A ESF Itaí realizou uma ação na Escola Antônio Olímpio de Morais, para alertar os alunos sobre os perigos causados pela dengue. Durante a visita, foi falado sobre a conscientização sobre a doença e precauções que devem ser tomados para evitar o espalhamento do vírus. As atividades foram conduzidas pela agente comunitária em saúde, Cristiane Nascimento, e as agentes de combate a endemias, Flávia Cristina e Lidiane Cerqueira.

A ESF Nossa Senhora das Graças promoveu mais um encontro do Grupo Mães que Servem, no CRAS Sudoeste. A ação tem o intuito de reunir mulheres por meio do artesanato, e fazer uma confraternização entre elas, com palestras e rodas de conversa, sendo ministradas pela psicóloga Regina Amália.

A ESF Nilda Barros realizou uma intervenção na sala de espera da unidade, alertando os usuários sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a importância de receber o agente de saúde e endemias, e como se portar em caso de suspeita de dengue. Estas aprendizagens foram disseminadas para cerca de 30 participantes, conduzidas pelas agentes comunitárias de saúde, Meire Cláudia e Lívia Cristina, e pela enfermeira, Luana Silva.

O supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, destacou a importâncias destas intervenções. “As salas de espera são ações desenvolvidas pela Unidade de modo que os usuários, enquanto aguardam atendimento, aproveitam a oportunidade para aprender sobre questões importantes da saúde, como é o caso da dengue, temática abordada hoje. São ações de responsabilidade comum em prol do benefício geral da sociedade”, afirmou.