A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nesta semana, ações com usuários das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) referentes à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência.
Na terça (7/2) a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Catalão realizou uma roda de conversa na sala de espera discutindo vários aspectos do assunto, a fim de conscientizar a população sobre os cuidados e as prevenções. A ação foi promovida pelos profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (Remsa).
Na quarta (8/2) e na quinta (9/2) as ESFs Icaraí e São Paulo promoveram um momento de jogos, também durante a sala de espera, sobre mitos e verdades relacionados à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, além de orientar os pacientes sobre o assunto.
As atividades no Icaraí foram direcionadas pelos profissionais da Remsa: Alexandre Coutinho de Melo, Douglas Franklin Carvalho, Caroline Teles Valeriano, João Paulo Santana da Silva, Nathália Maximiano Soares Maciel, Rubia Lima Brandão. A residente de enfermagem, Ana Carolina, e a técnica enfermagem, Nathalia, ministraram a ação na ESF São Paulo.
Hoje (10/2) agentes comunitários de saúde da ESF Candidés, junto com os profissionais da Remsa, foram na Escola Sidney José Oliveira levando informações e orientações para os adolescentes referentes ao tema. A ação foi realizada pelos profissionais: Douglas Franklin Carvalho, João Paulo Santana da Silva, Nathália Maximiano Soares Maciel, Sabrina Palhares Santos e Graziele do Nascimento.
As ações foram realizadas em comemoração à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, como forma de conscientizar a população a respeito dos cuidados e disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.