29 NOV 2022
Prefeitura anuncia as últimas atividades em prol da Consciência Negra
A Prefeitura de Divinópolis informa que o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Movimento de Promoção da Igualdade Racial de Divinópolis (Mundi), seguem com suas ações em homenagem ao mês da Consciência Negra.

Na última sexta-feira (25/11), ocorreu um cinema afro na Escola Estadual Dona Antônia Valadares, o evento teve como objetivo mostrar o cinema negro de Divinópolis. Neste evento foram exibidos quatro curtas-metragens produzidos em Minas Gerais sendo eles “Onde Aprendo a Falar com o Vento”, “Angu Recheado de Senzala”, “Trindade” e “Coletivo Mãe Preta”.

Dando sequência a programação do mês da Consciência Negra, ontem (28/11), a ação foi na biblioteca pública Ataliba Lago, com o intuito de discutir a dificuldade que é incluir a cultura e história afro-brasileira nas redes de ensino, por meio da literatura afro-brasileira infanto juvenil e africana. Houve durante o evento, a oportunidade de ver o acervo da biblioteca sobre a literatura africana.

Estiveram presentes no evento da biblioteca, o escritor da cidade, Adriano Reis que abordou sobre o cinema literário e o Tarcísio José Martins, historiador, poeta, romancista e advogado, que realizou a pesquisa sobre o quilombo Campo Grande no centro-oeste mineiro.

Além disso, hoje (29/11) na Escola Estadual de Itaúna, às 8h da manhã, ocorreu uma conversa com Catarina Laborê, ativista e militante pela educação étnico-racial, sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e africana em todo o território nacional na educação.

As ações em homenagem à Consciência Negra, que foram realizadas durante todo o mês, foram finalizadas com o evento de hoje na escola.