24 NOV 2022
ESF Ipiranga realiza atividade em prol do mês da Consciência Negra

A Prefeitura de Divinópolis informa sobre a ação realizada, em homenagem ao mês da Consciência Negra, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga, organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e pelo Movimento de Promoção da Igualdade Racial de Divinópolis (Mundi).

Ontem (23/11), a coordenadora do departamento de Educação do Compir e do Mundi, Catarina Laborê, expôs o significado de Consciência Negra e o papel da família no combate ao racismo. Além dos outros temas discutidos, foi comentado também sobre a volta das doenças acometidas aos negros nos navios negreiros, como a varíola, peste bubônica, leptospirose, sarampo, poliomielite, febre escarlate, hepatite, entre outras.

Nesse contexto, a conselheira do Compir, Marcelina Lúcia Liberato, também da Comissão de Equidade adicionou a conversa, pautas sobre as grandes pandemias e epidemias da África e o cruel tráfico nos navios negreiros e as condições sub-humanas. Todo debate, foi colocado para que as unidades de saúde consigam reconhecer as doenças da população negra, que se apresenta de formas diferentes em alguns casos. No fim, houve depoimentos dos participantes.

Aconteceu também, uma aula sobre capoeira, com o mestrando Buiú, Delcimar da Silva. Na ocasião houve várias apresentações, músicas, explicações sobre a história da arte e o toque do berimbal. Na seqüência, a maquiadora e trancista Lídia Maria, da tribo Umbundu, fez trabalhos nos cabelos dos presentes em valorização da cultura e estilo afro. Por fim, aconteceu também um momento de maquiagem conduzido pela assistente social do Nasf 1, Denise Couto, em que as usuárias da unidade puderam ter um momento de beleza.

O supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, explicou a importância da ação para sociedade. “As atividades sobre a Consciência Negra assumem um caráter de valorização das equidades, luta contra o preconceito e respeito às diferenças, além de ser um momento de aprendizado sobre a arte e a cultura de um povo que forma a riqueza étnica da nossa nação” comentou.

A organização contou com o apoio de Fernanda Gregório, referência técnica das equidades da Diretoria de Atenção Primária à saúde. E as atividades em homenagem ao mês da Consciência Negra continuam durante este mês.