18 NOV 2022
Prefeitura reforça horário de atendimento em dias de jogos do Brasil na Copa
A Prefeitura de Divinópolis, através do Decreto nº 15.300/22, definiu o expediente excepcional do Poder Executivo durante a participação do Brasil na Copa do Mundo da Fifa Qatar 2022. Os serviços que são considerados essenciais não sofrerão qualquer interrupção.

Nos dias úteis, em que a Seleção Brasileira de Futebol jogar, o horário de funcionamento das repartições públicas municipais do Poder Executivo começará e terminará sem interrupção da seguinte maneira:

•             nos dias em que o jogo começar às 12h, o expediente será das 7h às 10h
•             nos dias em que o jogo começar às 13h, o expediente será das 7h às 11h
•             nos dias em que o jogo começar às 16h, o expediente será das 8h às 14h.

Os serviços essenciais funcionarão da seguinte forma:

Trânsito: Os ônibus circularão normalmente, com horário de dias úteis.
Serviços Urbanos: o Serviço Municipal de Luto, operação tapa buracos, coleta de lixo, iluminação pública, funcionarão normalmente.
Assistência Social: Funcionam o Serviço de Acolhimento e a Casa de Passagem.

Saúde:

I - Nos dias em que o jogo começar às 12h, o expediente será de 7h às 10h;
II - Nos dias em que o jogo começar às 13h, o expediente será de 7h às 11h;
III - Nos dias em que o jogo começar às 16h, o expediente será de 7h às 14h, com intervalo de uma hora de almoço que deverá ser cumprida entre às 11h e 13h.

Além disso, o Programa Saúde na Hora funcionará normalmente, no horário de 18h às 22h, nos dias em que o jogo se iniciar às 12h ou 13h. Nos dias em que o jogo se iniciar às 16h, não haverá expediente no programa.

As disposições da portaria não se aplicam aos atendimentos de urgência, cuja serviço não permite interrupção. Portanto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins e o Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), funcionarão em expediente normal.

Educação:

Nas escolas públicas do município, é necessário cumprir carga horária e dias letivos do calendário escolar.

Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, as aulas terminarão às 15h15. A carga horária será reposta no dia 4 de dezembro, no festival do projeto Fazendo Arte, que acontecerá na Praça do Santuário.

No dia 28 de novembro não haverá aula, a reposição será no dia 26 de novembro, sábado letivo. As unidades escolares poderão participar da Jornada da Consciência Negra, realizada no dia 26 de novembro, à partir de 9h, na Praça do Santuário, ou em atividades organizadas pela própria unidade.

A Secretaria Municipal de Educação encaminhará às unidades escolares, as informações pertinentes acerca da organização geral do atendimento escolar nos dias dos jogos e nos dias de reposição.