18 NOV 2022
Settrans alerta população sobre acidentes de trânsito em período festivo
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), alerta a população para os cuidados necessários no trânsito, durante o período festivo do fim de ano.

Neste ano, tem também a Copa do Mundo da Fifa Qatar 2022, que terá início no próximo domingo (20/11) e vai até o dia 18 de dezembro. Junto ao torneio, o fim de ano marca as festividades de Natal e Ano Novo. Contudo, os acidentes de trânsito no período são mais recorrentes, seja pelo aumento do consumo de álcool ou pela falta de atenção.

De acordo com dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que também controla as informações de acidentes de trânsito, para se ter uma ideia, entre os dias 20 de novembro e 31 de dezembro de 2021, o município registrou 477 ocorrências de acidentes, envolvendo 859 veículos. Destas, 49,69% são causadas pela falta de atenção dos motoristas.

Outro ponto a ser destacado é o dos horários com maior número de ocorrências. Nesse caso, o pico de acidentes em Divinópolis ocorre entre às 17h e 19h, horário que corresponde ao fim da jornada de trabalho.

O secretário de Trânsito, Lucas Estevam, lembra que, em época de copa, esse horário se altera. “É comum que o fluxo de carros no horário antes dos jogos da Seleção Brasileira seja intenso. Mas, com atenção e calma ao dirigir, os acidentes podem ser evitados”, relatou.

Para que esses números de ocorrências no trânsito caiam, é preciso lembrar sempre aos motoristas para ter atenção no volante e para que sigam as normas de trânsito.