20 AGO 2021
Diálogo com mulheres de comunidade terapêutica marca ações do Agosto Lilás
Entre os atos organizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para comemorar o Agosto Lilás, a Gerência de Proteção Social e Benefícios promoveu roda de conversa com as mulheres residentes da Comunidade Terapêutica Pérolas na tarde de ontem, 19. A instituição acolhe mulheres adultas que buscam ajuda por dependência de álcool e outras drogas.

O momento contou com a colaboração das técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste, assistente social Camila Ramos e psicóloga Aline Nunes. A organização esteve a cargo das referências técnicas da Política sobre Drogas e Direitos Humanos Graziela Severo e Márcia França, responsável pela Política das Mulheres.

As técnicas abordaram os tipos de violência contra a mulher que se praticam no dia a dia. As agressões acontecem tanto no trabalho como em casa ou na rua, e muitas pessoas não são conscientes de quais são. As acolhidas interagiram com relatos de história de vida e consideraram que o tipo de ação é muito importante, porque a maioria das mulheres que já passou ou ainda passa por isso não sabe como agir e tem medo de falar e pedir ajuda.

Ramos enfatizou a necessidade de fornecer informação de qualidade e divulgar os serviços disponíveis. “Podemos propor soluções para proteger os direitos e a vida das mulheres no futuro”, disse. “Precisamos despertar na sociedade a importância da mobilização para coibir todas as formas de violência contra a mulher.”

Consciência

Durante o mês, a Prefeitura de Divinópolis oferece ações educativas dedicadas ao movimento Agosto Lilás, que coincide com a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, considerada legislação de referência em todo o mundo no combate ao tipo de violência.

As equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Cras estão comprometidas com informar e conscientizar o público sobre a Lei Maria da Penha e como combater a violência contra as mulheres.

Canais de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

Central de Atendimento à Mulher – 180