Cumprindo uma determinação direta do prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, que estabeleceu como prioridade a valorização do controle social em torno das ações do município, a administração vai reativar o Conselho Gestor para o acompanhamento do contrato celebrado com a Copasa. O trabalho é considerado de interesse público, e não existe nenhum tipo de remuneração para os indicados.
Com representação de diversos segmentos sociais e econômicos, o conselho terá a missão de acompanhar e fiscalizar todas as ações executadas pela companhia na implantação do sistema de saneamento, apontando irregularidades e mecanismos que possibilitem correções na execução do programa de saneamento da cidade.
O conselho também terá autonomia para criar grupos de trabalho com participação externa para detalhar assuntos específicos. A ação inicial está a cargo da Secretaria Municipal de Governo, que deverá apresentar, nos próximos dias, a relação dos nomes que integrarão o grupo gestor.
Entre os presentes, estão sendo convocados representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores, bem como entidades representativas de classe, entre as quais Associação Comercial e Industrial (Acid) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além da representação do Poder Legislativo.