12 SET 2017
Vigilância confirma boas condições de clínica

A Vigilância em Saúde divulgou relatório nesta terça-feira (12/09) sobre as boas condições da clínica de recuperação Missão Maria de Nazaré. Na quarta-feira (06/09) uma força-tarefa vistoriou a comunidade terapêutica mantido pela Igreja Católica e confirmou a que a comunidade está com a documentação legalizada.

De acordo com o relatório da vigilância em saúde, o espaço de recuperação tinha dez internos e todos com um planejamento de tratamento específico e liberdade de conviver com a comunidade, com supervisão dos monitores.

Segundo o relatório, a clínica de recuperação utiliza pouca medicação, sob prescrição médica. No setor de alimentação, o cardápio é feito por nutricionista e com profissional específico para manipular os alimentos.

Irregularidades

Está é a quarta clínica fiscalizada pela Vigilância em Saúde. No final de agosto, a equipe de fiscais da Vigilância em Saúde constatou irregularidades em clinica em Santo Antônio dos Campos com 18 internos. Três pacientes com problemas mentais foram direcionados ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Divinópolis e os dois menores foram assistidos pelo Conselho Tutelar.

Em 22 de agosto, fiscais encerraram as atividades da comunidade terapêutica feminina próxima ao Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral, após constatarem irregularidades. Além de descuidos, havia entre as internas uma menor grávida sem consulta pré-natal e uma paciente com esquizofrenia.

Em 2 de agosto, outra clínica de recuperação de dependentes químicos foi interditada por maus-tratos e falta de licença da Vigilância Sanitária. A recomendação de fiscalização à Vigilância Sanitária partiu do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG).