15 AGO 2017
Estudantes apresentam trabalhos sobre GTO

O encerramento do projeto “Escola no Museu, Museu na Escola”, aconteceu no sábado (12/08) na praça da Catedral. O evento reuniu centenas de pessoas, para assistir diversas apresentações artísticas. Coral e banda da escola municipal Maestro Ivan Silva participaram da abertura, funcionários e alunos de várias escolas estiveram presentes.

Além das escolas municipais, o Sesi também esteve presente, com um painel de trabalhos sobre o escultor Geraldo Teles de Oliveira (GTO). Houve também a participação das contadoras de histórias Lisa Paiva e Vânia Ordones, da Casa de Arte e Cultura

O encerramento do evento foi realizado pela banda Pod Giz, conjunto de professores de diferentes conteúdos com a proposta de promover cultura e educação através da música.  As apresentações se deram ao mesmo tempo em que as escolas municipais expunham seus trabalhos.

De acordo com o historiador da Secretaria Municipal de Cultura, Faber Barbosa, o projeto vai além da simples interação das crianças com a manifestação artística.

“A importância está no contato dessas crianças com um artista da dimensão de GTO. Que não possuía formação escolar e desenvolveu uma arte sem igual, responsável por representar os anseios e desejos dos homens de todo o planeta. O contato com GTO e sua história é um grande estímulo para os artistas que não se revelaram ainda, principalmente as crianças”, explicou.

Durante cinco meses várias escolas do município foram visitadas pelo idealizador do projeto, Alex Teles, Faber Barbosa e servidores da Secretaria Municipal de Educação. Nos encontros eram apresentadas aos estudantes informações sobre a vida e obras dos escultores e depois os estudantes produziram materiais como jogos, processo de esculturas esculpidas, reproduções em fotografia das obras.

No encontro foi apresentada a obra do divinopolitano Geraldo Teles de Oliveira e sua oficina, e a continuidade do trabalho do escultor, feita pelos seus descendentes, Mário Teles (filho de GTO) e Alex Teles (neto de GTO).

Projeto

As secretarias municipais de Educação e de Cultura de Divinópolis, por meio do Centro de Referências dos Profissionais da Educação (CRPE), desenvolveram o projeto “Escola no Museu, Museu na Escola”. Durante o desenvolvimento do projeto, escolas da rede municipal de ensino tiveram exposições itinerantes das obras de GTO e oficinas com o objetivo de desenvolver a criatividade, a experimentação e o conhecimento da obra e vida do escultor divinopolitano GTO, ao retratar sua trajetória de vida e arte.

Participaram do projeto as escolas Adolfo Machado e Padre Guaritá, São Geraldo, Antonieta Fonseca, Darcy Ribeiro, Professora Veneza Guimarães, Padre João Bruno, João Gontijo, Sidney José de Oliveira e Centro Técnico Pedagógico (Cetepe).