22 MAI 2017
Divinópolis escolhe representantes para conferência

A 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher foi realizada com presença dos delegados eleitos nas pré-conferências regionais que aconteceram em abril e maio. O evento aconteceu durante todo o dia de domingo (21/05).

Estiveram presentes à solenidade de abertura: vice-prefeito Rinaldo Valério; chefe de gabinete do prefeito, Djalma Guimarães; secretário municipal de Saúde, Rogério Barbieri; vereadora Janete Aparecida, representando a Câmara Municipal; presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Amorim, representando a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Lourdes Lopes; Margarida Guimarães Campos, presidente da Comissão Organizadora da Conferência.

Após a abertura, duas palestras foram realizadas. A primeira foi ministrada por Shayane de Melo Machado com o tema “Violência obstétrica”; e, logo depois, a palestrante convidada de Belo Horizonte, Letícia Gonçalves, falou sobre “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.

Após as palestras, os delegados presentes escolheram um dos três grupos de trabalho. Os grupos debateram as propostas que depois serão encaminhadas à Prefeitura de Divinópolis. Todos os presentes votaram também para escolher as cinco melhores propostas a que Divinópolis tem direito para serem encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde da Mulher.

Divinópolis estará representada na 1ª Conferência Estadual com oito representantes que foram eleitos nos respectivos segmentos. As delegadas que participavam como “Usuários do Serviço Público” elegeram Ebis Aparecida dos Santos de Sousa, Janete Aparecida Silva Oliveira, Maria José de Sousa Silva e Tábata Naiara de Sousa como delegadas titulares, além de quatro suplentes: Maria Gorete Batista dos Santos, Lidiani Vanessa da Silva, Liliane Cristina Martins e Iara dos Santos Ferreira.

Entre os trabalhadores da área da saúde, os próprios profissionais elegeram Madalena Amaral Fernandes e Maria Amerci Teodoro como titulares, além de Fabiana de Araujo Santos Rocha e Priscila Fernanda Israel Campos como suplentes. O governo municipal indicou Darly Salvador de Souza e Katiuscia Freitas Dimas como titulares, Maria Teide de Faria e Maria Ângela de Souza Alvarenga como suplentes.