03 MAI 2016
CTA participa de capacitação com técnicos de saúde de outras cidades

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), órgão da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), participa de capacitação. A primeira etapa foi iniciada em 27 de abril e, nesta quarta-feira (04/05), tem outra fase. O órgão é responsável por desempenhar serviços no atendimento as pessoas com HIV/Aids e infecções sexualmente transmissíveis  como a sífilis, e hepatites virais.

A capacitação será direcionada aos profissionais de saúde e acontece a partir das 8h na Superintendência Regional de Saúde. Além de Divinópolis, o curso também beneficiará profissionais de outras cidades. Uma nova fase está agendada para 11 de maio, quando acontecem mais duas etapas

O CTA conta com uma equipe multiprofissional. Com médico, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêutico e equipe de apoio. Trabalho que é oferecido no CTA, localizado na Avenida Getúlio Vargas ao lado da Policlínica, ou em ações itinerantes que são realizadas em várias regiões da cidade.

Na região Macro-Oeste o CTA é referência na prestação deste tipo de serviço e só no ano passado atendeu a uma média de 6 mil pessoas em procedimentos diversos. Essa experiência do CTA agora é compartilhada com cerca de 800 pessoas de 54 municípios da nossa região, por meio de oficinas sobre “testagem rápida” para detectar as IST/Aids. A ação é desenvolvida em parceria com a Superintendência Regional de Saúde.

“O teste rápido de IST/Aids é um importante instrumentos que pode ser utilizado em campanhas diversas afim de detectar pessoas que possam ter IST ou ser soro positivo sem ter conhecimento. Uma vez identificada esta situação as pessoas são encaminhadas, imediatamente, para tratamento dentro da rede pública de saúde. O que é determinante para cura ou sobrevida”, explica a coordenadora do CTA, Francisca Vanizia.