A estudante do 8 ano da Escola Estadual Lauro Epifnio, Mayra Resende, e as colegas Ana Luiza de Oliveira, Letcia Fiori e Rafaela Maia fizeram um trabalho de portugus sobre o Fazendo Arte. As alunas contaram a trajetria do projeto, quantos jovens so atendidos, o nmero de oficinas, Aula Aberta, Mostra Artstica e ressaltou sobre as viagens internacionais. As estudantes tambm entrevistaram alunos e professores do projeto. As quatro jovens ganharam nota mxima na apresentao.
As jovens comearam o trabalho contando quando o projeto surgiu e como se transformou na principal proposta de incluso sociocultural da cidade. As estudantes entrevistaram a coordenadora do Fazendo Arte, Lenir de Castro, que relembrou da carncia na rea artstica, em 2002, quando o projeto foi criado. O Fazendo Arte vem para suprir essa necessidade, e a gente pode ir at um pouco alm, trabalhando tambm a poltica pblica de cultura do municpio, disse Lenir s estudantes.
No trabalho, destacaram os 1,7 mil jovens atendidos em 15 escolas da cidade ressaltando as oficinas e os arte-educadores.
As estudantes contaram que o Fazendo Arte patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo Cultura. As alunas explicaram que a gesto do Fazendo Arte realizado pela Associao Cultural, Educao, Social e Artstica (Acesa). Tem apoio da Prefeitura de Divinpolis, atravs das secretarias municipais de cultura e educao, alm da TV Integrao e do Centro Diocesano.
As jovens destacaram no trabalho a Aula Aberta. O evento realizado em Praa Pblica e apresenta todas as oficinas do projeto para a populao. As estudantes descreveram sobre a mostra artstica do Fazendo Arte, que conta com uma grande produo artstica.
Mxico
No trabalho, foi destacando a viagem ao Mxico em setembro para apresentar a proposta para representantes de 11 pases. Foi apresentada a equipe que representou o projeto no exterior formada por Lenir de Castro (coordenadora), Lene Pereira (diretora artstica), Rubens Mimoso (arte-educador) e Ana Sena (representante dos alunos).
Na parte das entrevistas, as jovens contaram a experincia de fazer parte do projeto. O multiplicador do hip-hop, Bruno Monteiro, 19 anos, disse que uma honra fazer parte do Fazendo Arte. um dos raros projetos que realmente fazem a diferena na construo de carter de uma pessoa, afirmou.
Marcela Carregal ressaltou que o Fazendo Arte vai alm da arte. O projeto um meio de acolher as pessoas junto com seus sonhos, afirmou.
As jovens tambm entrevistaram a diretora da Escola Lauro Epifnio, Nedina Maria. A educadora destacou a disciplina e o compromisso do projeto. O Fazendo Arte de suma importncia, pois h disciplina, compromisso e desenvolve habilidades inerentes arte, alm do respeito um com outro, contribuindo com o desenvolvimento do nosso aluno, afirmou.
No final do trabalho, as alunas entrevistaram o arte-educador de danas folclricas, Daniel Hemorgenes. As jovens fizeram cinco perguntas para o profissional desde quando comeou no projeto, sobre a mostra artstica e o que o projeto significa para sua vida. A educao e arte e podem mudar para melhor cada um que quiser conhecer e entrar nesse mundo, destacou.
As estudantes, alm serem elogiadas pela professora Liliam Aparecida Gontijo, ainda ganharam nota mxima no trabalho.
De acordo com o trabalho das estudantes, o Fazendo Arte contribui para a formao dos jovens. O Fazendo Arte no somente educar com arte, mas despertar nos jovens o desejo de construir um mundo melhor, tir-lo da ociosidade para que eles conheam o mundo mgico das artes, destacou Mayra Resende.