16 MAR 2015
Divinópolis com alto risco de epidemia de dengue
A Secretaria Municipal de Sade de Divinpolis, por meio da sua Diretoria de Vigilncia em Sade, concluiu na ltima sexta-feira (13/03) os trabalhos do segundo Levantamento de ndice Rpido do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre chikungunya, de 2015. E o resultado, divulgado no incio da manh desta segunda-feira (16/03), alarmante. No primeiro LIRAa realizado no ms de janeiro o ndice apontado para o Aedes aegypti tinha sido de 3,8% e do Aedes albopictus de 0,2%. No 2 LIRAa os dois ndices aumentaram, respectivamente, para 5,1% e 0,5%. No caso da dengue, este ndice mdio no municpio coloca a maioria das regies de Divinpolis em alto risco de epidemia. Das seis regies da cidade cinco so classificadas de alto risco e uma de mdio risco de infestao. As regies Nordeste, Central e Norte que so compostas por bairros populosos como Niteri, Icara, Centro, Sidil, Bom Pastor e Santa Clara apresentaram, respectivamente, ndice de infestao de 7,42, 7,22 e 7,09. De acordo com o Ministrio da Sade um ndice aceitvel infestao menor que 1%. O segundo LIRAa do ano revelou, ainda, que a maior parte dos focos de criadouros do mosquito da dengue esto dentro das residncias. Isto ocorre em 93% dos casos. Bebedouro de animais, pratos de plantas, latas, pneus, tambores, plsticos e tanques so alguns dos recipientes que foram apontados pelo LIRAa como principais criadouros do mosquito Aedes aegypti. A situao de Divinpolis alarmante. Em dois meses samos de um estado de ateno para alto risco de epidemia de dengue. necessrio todos, governo e populao, redobrar os esforos no combate ao mosquito transmissor da dengue, alerta a diretoria de vigilncia em sade, Celina Pires. Pelos nmeros de focos encontrados nas residncias e pela natureza e variedades dos recipientes em que o mosquito Aedes aegypti est se desenvolvendo possvel aferir que o relaxamento da populao no controle dos focos o principal fator que pode levar a uma epidemia na cidade. Neste sentido, as aes de orientaes e de informao, que j esto sendo numerosas, inclusive com o suporte dos meios de comunicao de massa, sero intensificadas. Paralelamente os agentes do combate a dengue iro realizar aes preventivas nas regies em que o ndice de infestao foi maior e os fiscais de sade iro notificar os responsveis pelos locais onde os focos foram encontrados. Se no houver uma adeso ainda maior da populao todo o trabalho da Semusa fica comprometido. Dez minutos retirados por semana para averiguar se h existncia de focos dentro de casa, nos quintais e jardins j so importantes para combater o mosquito e eliminar o risco de uma nova epidemia, conclui Celina.