16 MAR 2015
Açougues estão se adequando às normas da Vigilância Sanitária
Uma ao desencadeada no ano passado comea a proporcionar mais qualidade na mesa do divinopolitano. Com o apoio do Ministrio Pblico e Procon Estadual, o Servio de Vigilncia Sanitria da Secretaria Municipal de Sade (Semusa) vistoriou os aougues da cidade. Aps esta primeira etapa do trabalho, os proprietrios destes estabelecimentos foram capacitados e orientados pela Vigilncia Sanitria. Estes aougues esto se adequando regra e estes ambientes comeam a ficar mais bem preparados para comercializar a carne e seus derivados. Para atender s normas estabelecidas pela Vigilncia Sanitria, os proprietrios de aougues puderam contar com o suporte de uma arquiteta, profissional do prprio setor, responsvel pela aprovao de projetos e que fez orientaes a respeito da rea fsica dos estabelecimentos e forneceu impresso com as Normas Tcnicas para Elaborao de Projeto Arquitetnico. Foram orientados, ainda, quanto s boas prticas de higiene, procedncia da carne, acondicionamento adequado (refrigerao), condies dos equipamentos, entre outros itens relacionados segurana alimentar. Todo esse esforo comea a apresentar resultado e em, vrias regies da cidade, j possvel identificar aougues que j atendem s normas estabelecidas. Entre as novidades est a acessibilidade para cadeirantes, instalao de sala de desossa com ambiente climatizado e a instalao de bancadas de refrigerao de carne mais adequadas. visvel, tambm, a limpeza dos estabelecimentos que esto se enquadrando s novas exigncias. bom tanto para gente como para o consumidor, diz Alessandra Silvia que scia de um aougue no centro de Divinpolis. Ela destaca a questo da higiene que uma das coisas mais importante neste tipo de comrcio. A gente sempre teve essa preocupao de estar andando certo com a higiene e com a limpeza. Nosso trabalho um local que a gente convive mais do que a casa da gente; se no for limpo e organizado como vai ser?", defende Alessandra. No bairro Santa Rosa, Thiago Ribeiro da Silva tambm investiu na melhora do seu aougue. O trabalho fica mais bem organizado. Todo mundo est se sentindo bem. muito bom para a questo de higiene., comenta Thiago. H vrios anos trabalhando no bairro Porto Velho, Dorival Ribeiro foi enftico ao falar sobre a nova cara do seu aougue. mais higinico e melhora as vendas. Est 100%, todo mundo comenta a mudana. Eu j tinha a vontade de fazer isto, mas com a ajuda da Vigilncia Sanitria ficou melhor, completou Dorival. De acordo com a Vigilncia Sanitria a maioria dos aougues est em processo de regularizao. O prazo estipulado pelo Ministrio Pblico para que estes estabelecimentos se regularizem est terminando. Alm de proporcionar ambientes mais seguros para o manuseio da carne esta ao d melhores condies de trabalho tambm para quem vive desta atividade. Sem contar os benefcios gerados para a populao que tem a segurana de estar consumindo um alimento mais seguro, explica a coordenadora do Servio de Vigilncia Sanitria, Andria Dellarett.