13 MAI 2014
Semana de conscientização debate violência contra crianças e adolescentes
Realizado na tarde da ltima segunda-feira (12/05) no plenrio da Cmara Municipal de Divinpolis, o Seminrio O nosso olhar pode mudar vidas. O evento abriu a programao da Semana de Enfrentamento ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e de Adolescentes deste ano, com o tema Faa bonito: proteja nossas crianas e adolescentes, realizada em todo Brasil. Em Divinpolis, rgos como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), Conselho da Criana e do Adolescente e Conselho Tutelar, cumprem uma srie de atividades para marcar o dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta contra o Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. Estiveram presentes no encontro, representantes do Conselho Tutelar, das secretarias municipais de Educao e Sade, Centro de Referncia Especializada em Assistncia Social (Creas), Promotoria de Justia e convidados, em sua maioria professores. A apresentao musical do Grupo Viola Caipira, composto por jovens do Projeto Fazendo Arte, encantou o pblico presente. Durante o seminrio foram apresentadas as aes permanentes de entidades ligadas proteo e defesa dos direitos de crianas e adolescentes no municpio. O secretrio de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres, representou o Prefeito Vladimir Azevedo na abertura do evento. Segundo ele, a violncia e abuso contra crianas persistem como a maior violncia na sociedade brasileira. Assim como os idosos e as mulheres, nossas crianas se tornaram alvos de violncia na sociedade e no mundo inteiro. Portanto, essa uma semana muito importante para apresentarmos o servio e mostrar que h outro caminho. Temos lutado pelo fortalecimento do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e tambm pelo fortalecimento Creas, que especializado principalmente na proteo dessas crianas. Precisamos entender que lugar de criana na escola, brincando, e no em um ambiente de trabalho infantil, de abuso sexual e de nenhum outro tipo de violncia pontuou. Em Divinpolis, o Centro de Referncia Especializado em Assistncia Social (Creas) atua, especialmente, no atendimento ao cidado que enfrenta situaes de violaes de direitos por ocorrncia de violncia fsica ou psicolgica, abuso ou explorao sexual; abandono ou fragilizao dos vnculos familiares. Em mdia, o Creas realiza 450 atendimentos por ms, incluindo visitas domiciliares, envolvendo crianas, adolescentes, idosos e mulheres. Para a psicloga do Creas, Edna Aparecida Rodrigues, o seminrio foi uma tima oportunidade para buscar a real conscientizao da comunidade sobre o assunto. o momento de conversar e pensar qual a especificidade de cada entidade para conseguir vencer este fenmeno to complexo que a violncia contra a criana e o adolescente. Sempre buscando a conscientizao do que essa violncia que no consiste somente na violncia sexual, pois quando a gente percebe um caso de violncia sexual tem tambm negligncia, violncia psicolgica e prostituio infantil. So vrias situaes envolvidas em uma srie de violncias, atreladas uma a outra ressaltou. O promotor de justia da Vara da Infncia e Juventude de Divinpolis, Carlos Fortes, destacou a presena dos professores que se fizeram maioria no plenrio para debater o tema. Os educadores so peas fundamentais na identificao dos indcios que caracterizam a negligncia apresentados pela criana. Juntos, sade e a educao so os principais denunciantes de casos de abuso sexual. preciso a ateno dos professores e diretores, em especial, pelo fato da criana passar a maior parte do seu tempo dentro da escola. Isso faz com que esse profissional consiga identificar melhor algumas atitudes suspeitas que possam indicar a agresso finaliza Carlos Fontes. A programao da Semana de Enfrentamento ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e de Adolescentes segue at o prximo dia 16 de maio com as seguintes atividades: quinta-feira (15/05) tem blitz educativa nos cruzamentos da Avenida Paran com rua e Gois, e Avenida Antnio Olmpio com rua Rio de Janeiro, de 9h s 11h; sexta-feira (16/05) encerramento da semana com uma caminhada de conscientizao pelas ruas do Centro, com sada s 9h da Praa da Catedral, seguindo pela Avenida 1 de Junho e rua Rio de Janeiro, at a Praa do Santurio. O evento tem o apoio de diversos parceiros e instituies: Ministrio Pblico, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria Municipal de Sade (Semusa), Secretaria Municipal de Educao (Semed), 12 Superintendncia Regional de Ensino, Copasa, Secretaria Municipal de Trnsito e Transportes (Settrans) e Cmara Municipal.