13 MAI 2014
Divinópolis participa da 12ª Semana Nacional de Museus
Divinpolis participa pela primeira vez da Semana Nacional de Museus. Em sua 12 edio, o evento ir contar com a participao de 1.337 museus e outras instituies culturais de todo pas. A abertura acontece no prximo dia 18 de maio com a exposio: Meu trabalho na ferrovia, na sede do Museu Histrico de Divinpolis. No total, 113 objetos estaro expostos at o dia 03 de agosto. Com o tema Museus: Colees criam conexes, o evento celebra o Dia Nacional do Dia do Museu, comemorado em 18 de maio. Divinpolis marca a sua participao com o seu acervo ferrovirio, o maior da coleo divinopolitana. Hoje de todo o acervo que temos em Divinpolis, que um acervo muito rico e diversificado, contando a histria das costureiras, da fundio, do Carnaval, do esporte, a histria arquitetnica da cidade entre outros, a coleo que temos em maior nmero, da ferrovia. Nesse evento, em especial, sero 113 objetos expostos. Ento, haver muita coisa interessante para conhecer, explica o diretor do Museu Histrico, Welber Skaull. Em Divinpolis, a exposio estar aberta ao pblico por uma semana para facilitar o acesso de todos os moradores. A expectativa de que estudantes de escolas e universidades prestigiem a mostra, agendando visitas orientadas. Estamos abertos para escolas que queiram nos visitar, seja em horrio comercial ou noturno, sempre disponibilizamos o horrio diferenciado para atend-los, porque nosso objetivo realmente esse, que toda a comunidade tenha acesso exposio, esclarece o diretor. Com a participao no evento, o Museu de Divinpolis, passa a fazer parte do Circuito Nacional de Museus como instituio atuante. Ns estamos buscando uma cara nova para o museu, realizando aes frequentes e no deixando ele parado. Contamos com a colaborao de parceiros como o Centro de Memria da Funedi/UEMG e doaes de objetos de ex-ferrovirios para compor a exposio. Nosso objetivo participar de todos os eventos nacionais ligados ao tema acrescenta Welber. Alm da Semana Nacional de Museus, Divinpolis promove no prximo dia 21 de maio, o Encontro Regional de Museus, no qual sero desenvolvidas atividades e palestras ministradas por profissionais de Divinpolis e regio. O secretrio municipal de Esportes e Cultura, Bernardo Rodrigues, destacou que o museu de Divinpolis est crescendo e faz parte da valorizao cultural da cidade. Uma cidade tem que conhecer sua histria, dessa forma reforamos nossa identidade cultural, democratizando a informao e promovendo um sentido de pertence, uma valorizao da cidade o que muito importante, especialmente, no caso do museu, que alm de guardar a nossa histria, pesquisa e comunica sobre ela, tornando-a assim cada vez mais conhecida pelos divinopolitanos, aponta o secretrio. Bernardo ressaltou a importncia da participao da comunidade na programao cultural a partir deste ms. Ns teremos dois eventos importantes que marcam inclusive a programao do aniversrio de Divinpolis, que a Semana Nacional dos Museus e tambm o Encontro Regional de Museus. Ento, so dois projetos que colocam o Museu Histrico de Divinpolis no eixo dos grandes museus do pas, e como oportunidade para que todos possam conhecer e se aprimorar no plano museolgico, e tambm em todos os trabalhos que envolvem a histria de Divinpolis, aponta o secretrio. O Museu Histrico de Divinpolis funciona de tera a sexta-feira de 8h as 17h30, e aos domingos de 9h as 13h, situado Praa Dom Cristiano, Centro. Mais informaes sobre a exposio podem ser obtidas pelo telefone, (37) 3222-7629.