11 ABR 2014
Evento marca lançamento do Programa Inova-Cultura
No auditrio da Escola Municipal de Msica foi realizado o lanamento oficial do programa Inova-Cultura, que programa consolida uma srie de trabalhos da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), os quais culminam na criao do Sistema Municipal de Cultura. O evento, realizado na quarta-feira (09/04), e reuniu artistas e produtores culturais, alm de autoridades como o prefeito Vladimir Azevedo e os vereadores Edimar Mximo, Edimilson Andrade e Careca da gua Mineral. Durante o lanamento foram apresentados vrios projetos de fomento cultura, estabelecidos pela Semc. Dentre eles esteve o calendrio oficial de eventos, como o Projeto Boa Praa e Rua do Rock; e a regulamentao da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, baseada em um novo decreto assinado pelo prefeito Vladimir Azevedo. Quem esteve no local tambm pode conhecer melhor a lei de criao do Sistema Municipal de Cultura, o qual foi encaminhado Cmara Municipal de Divinpolis. Para o secretrio de Cultura, Bernardo Rodrigues, esse um importante sistema para a consolidao da cultura da cidade. A criao do Sistema Municipal de Cultura o que Divinpolis precisava para reafirmar sua posio dentro do contexto de criao de Sistema Nacional de Cultura. Esse um momento bastante significativo e muito marcante para a cultura da cidade. Temos ainda novos projetos de lei encaminhados para Cmara Municipal de Divinpolis, como a de criao do Fundo Municipal do Patrimnio Cultural, que vai funcionar juntamente com o Fundo Municipal de Cultura. Com esse processo de modernizao da gesto, vamos ter mais oramento para produzir e fazer com que cultura chegue pra todos ressalta o secretrio. O evento marcou ainda a entrega de certificados aos 16 projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo Cultura (LMIC). Os idealizadores dos projetos enalteceram as novas diretrizes adotadas pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Achei muito interessante porque as leis esto sendo readequadas de uma maneira que fica mais vivel para trabalhar nesse segmento. Antes era tudo muito bonito, porm muito distante. Com essas facilitaes estamos sentindo uma proximidade maior o que mostra a ns artistas, que podemos chegar a um novo patamar. Estou muito feliz e acredito que as coisas esto andando de maneira simples o bastante para que todos se adequarem a este beneficio comemora o idealizador do projeto Voz na Praa, aprovado pela LMIC, Srgio de Castro. O projeto desenvolvido por Srgio, promover aulas de tcnica vocal gratuita para a populao, nas praas da cidade. Segundo ele a oportunidade deve servir como porta de entrada para shows, promovidos atravs do prprio projeto. Alm das oficinas durante a tarde, meu projeto prev um show com o grupo tambm na praa, aberto a populao. Ento vamos comear a capturar talentos para participar desse show noite, como uma maneira de colocar no s o canto, mas a msica tambm disposio das pessoas destaca. Outro projeto aprovado foi Flores Divinas, de Flvia Simo, o qual homenagear as mulheres do municpio. Nesse projeto vamos fazer uma mostra de msica no Teatro Municipal Usina Gravata, por meio da apresentao de cantoras que esto no cenrio musical de Divinpolis. Sero trs dias de mostra em uma homenagem a essas mulheres que defendem a causa musical, e esto correndo atrs na tentativa de produzir cultura no municpio conclui Flvia. O prefeito Vladimir Azevedo, falou sobre as novas propostas direcionadas Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Chegamos num momento muito importante, damos mais um passo na poltica cultural do municpio. Nessa fase de criao do Sistema Municipal de Cultura, estamos nos alinhando com a poltica nacional. Hoje avanamos tambm com a entrega dos certificados aos artistas e empreendedores culturais que vo levar alegria durante o ano todo e participar da comunidade levando a cultura, e a cima de tudo, felicidade para nossa gente finaliza. Todos os novos direcionamentos e diretrizes da cultura do municpio so embasados no papel principal da Poltica Municipal de Cultura, a qual preza pelos seguintes itens: garantia de atividades culturais populao em toda sua diversidade; acesso arte gratuita e diversa, havendo possibilidade de difuso de todos os estilos de linguagem e de arte de produo; dimenso cidad da cultura, a qual envolvida como instrumento de fomento ao desenvolvimento social e humano; dimenso econmica, sendo a cultura geradora de renda de emprego a fim de aquecer a economia do municpio e promover o desenvolvimento econmico integrado ao desenvolvimento social.