A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), informa que, na manhã de hoje (28/2), a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com os agentes comunitários de saúde da Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga, realizou uma blitz educativa para conscientizar a população durante o Carnaval.
A ação ocorreu no período da manhã, no semáforo da rua Goiás com a rua Itambé, onde foram distribuídos folhetos informativos, abanadores e preservativos masculinos e femininos.
Além da promoção do autocuidado, a iniciativa também visa combater a violência sexual durante o período carnavalesco, promovendo o respeito aos direitos das mulheres. “Infelizmente, os casos de assédio aumentam neste período de folia”, destacou a equipe organizadora. A partir do momento em que a mulher diz ‘não’ e seu direito é violado, configura-se crime de importunação sexual.
Mulheres que forem vítimas de importunação sexual ou violência durante o Carnaval devem procurar ajuda de policiais, seguranças ou registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 180, que permite a inclusão de fotos e vídeos. A campanha visa, assim, promover um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres durante as festividades carnavalescas.
É uma causa essencial, que deve ser apoiada não apenas no Carnaval, uma vez que o Brasil registra milhares de casos de assédio todos os anos. A conscientização e a denúncia são passos fundamentais para combater essa realidade e garantir um espaço seguro para todas.